segunda-feira, janeiro 24, 2011

O POVO FALOU. TÁ FALADO!
Não me enganei por muito em relação aos meus vaticínios de 14 de Janeiro. Cavaco foi eleito à primeira volta, com uma percentagem ligeiramente superior à obtida em 2006, mas com menos (500.000) meio milhão de votos que há cinco anos atrás, o que torna menos expressiva a grandeza dessa vitória.
Alegre (e aqui enganei-me) não só não somou os votos do PS e do BE como teve menos votos dos que tinha conquistado na votação anterior. Vai dedicar-se à escrita que nunca deveria ter abandonado.
Acertei no PCP. Repito PCP e não digo o nome do candidato. Tanto faria este como outro nome. Seria o mesmo. O que aqui importava não era o edifício mental de que o candidato é feito mas sim, a fidelização do eleitorado num ideário, e quem sabe na sua preparação para ascensão a secretário-geral do seu partido e a necessidade de o dar a conhecer. Trata-se portanto não de uma pessoa com individualidade própria, mas mais uma peça da engrenagem que ainda faz mover o PCP.
Acertei no aumento da abstenção que em Peniche foi catastrófica (60%) para os políticos locais e nos votos em BRANCO. Acertei pois na revolta sentida contra o sistema o que recolhe a sua maior expressividade nos votos em Fernando Nobre e em José Manuel Coelho.
Este último acaba de ganhar com a votação recebida na Madeira e em particular no Funchal (onde foi mais votado que Cavaco Silva), dizia eu que JMC conquistou o direito a passar a ser respeitado pelo Alberto Jardim e o seu bando de arruaceiros.
Quero ainda fazer uma referência ao Distrito de Leiria. O PS deveria mandar fazer um estudo sobre a evolução das votações no partido e em quem este apoia desde 2000. Analisem a perda de influência do PS nos últimos 10 anos no distrito e nas localidades em que este a tinha. Tenho para mim que o que esse estudo revelaria, seria o de que com a instalação de um certo poder pessoal a nível distrital a sua decadência tem vindo num crescendo a desenvolver-se. Mas isto já são outras histórias do mesmo rosário.

Sem comentários: