quarta-feira, janeiro 19, 2011

PARA ADEMAR VALA MARQUES
Uma espécie de Carta Aberta

Os meus melhores cumprimentos. O conhecimento que de si tenho é o de uma outra coisa que fui lendo por aí. E do que li gostei embora que ideologicamente algumas coisas nos afastem.
Li a notícia da sua eleição para este cargo que agora ocupa no PPD/PSD local. E li algumas declarações suas com que concordo em absoluto e outras com que não concordo minimamente. Mas não é a dialéctica que torna o Homem um ser superior?
“Os objectivos são consolidar o PSD como alternativa efectiva no concelho…” “Vamos antes de mais pensar os problemas do concelho e apresentar soluções, mostrar que o futuro não se esgota no modelo que a CDU apresenta.” “Gostaria de deixar (no final do mandato) um PSD maior, em número de militantes e em termos de expressão eleitoral.”
Gostei da linguagem e da forma como enuncia os seus propósitos. Revela uma forma matura e urbana de lidar com os objectivos de um partido político e com os seus militantes e adversários.
Fiquei de certo modo desolado por não o ver referir o desfasamento entre os cidadãos, a politica e os políticos. E você sabe que enquanto não for vencida a batalha do desânimo, da apatia e da indiferença dos eleitores perante os que os pretendem representar o país (e o nosso concelho em particular) continuarão a ser esta “movida” de interesses mesquinhos em que se tornou a politica em Portugal.
Você é um jovem ambicioso. Isso só lhe fica bem. Mas precisa para lutar pelos seus objectivos de ter interlocutores inteligentes, críticos e interessados. Mesmo que não concordem consigo. Daí que tenha gostado de o ouvir dizer que o futuro do concelho não se esgota na CDU. E espero que o meu amigo tenha a grandeza de alma e a inteligência suficientes para dizer que também não se esgota no PSD. Peniche só será grande com o contributo de todos nós.
O Ademar está a lançar a sua 1ª pedra na política em Peniche. Que isso não seja o contributo forçado que tem de pagar por estar a trabalhar na Presidência da República. Que seja porque acredita no futuro de Peniche e no seu próprio papel para a consolidação desse futuro. Se assim for, temos Homem e aqui estou a enviar-lhe um voto de felicidades para o desempenho do seu cargo. Embora eu dificilmente venha a votar em si, porque tenho uma certa alergia às setinhas.
Se no entanto você vai ser mais um de entre os muitos que se têm sucedido no PSD local desde que perdeu o poder, então, desejo sinceramente que este tempo passe depressa e que evite sujar as mãos.
Um abraço sincero de amizade de um adversário politico que o respeita.

1 comentário:

avm disse...

Caro Prof. José Maria, a carta chegou ao destino.

Quero agradecer e deixar uma nota muito clara de que a minha decisão de me candidatar à liderança do PSD Peniche em nada tem a ver com a minha presença na Presidência. Há, muito simplesmente, a vontade de contribuir de alguma forma para um futuro do Concelho de Peniche mais risonho do que o que actualmente se vislumbra, onde haja oportunidades para trabalhar, possibilidades de investir e qualidade de vida para os de cá e os que nos visitam.

A abstenção nestas eleições mostra precisamente o desfasamento de que fala no seu post. Penso que nos cabe mostrar que a política não é só a politiquice, mas é o trabalho pelo futuro comum. É, no entanto, importante sublinhar que a política começa no exercício da opinião e que cabe a cada um começar por mostrar o que pensa, no local certo, para podermos mudar esse desencanto. Vou, naturalmente, fazer o que estiver ao meu alcance para que as pessoas de Peniche percebam que a política é realmente importante no seu dia-a-dia e que não se deve resumir às eleições de 4 em 4 anos.

Retribuo o abraço, recordando os já remotos tempos em que fui aluno na escola que presidia e trabalhei consigo na qualidade de 'presidente' da comissão de finalistas.

Ademar Vala Marques