segunda-feira, janeiro 03, 2011

UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA
Começar 2011 com problemas e chatices não é o que melhor deveríamos oferecer a quem nos lê e acompanha. Mas as coisas são o que são e as passagens de ano, mais ou menos coloridas não apagam o que precisa de ser corrigido.
Infelizmente no Município de Peniche enquanto se perde tempo com questões comezinhas, não se trata do que é óbvio, talvez por ser óbvio demais.
É a velha questão da árvore que esconde a floresta. Centenas de pessoas passam diariamente na Av. Monsenhor Bastos. Autarcas. Médicos. Delegado de Saúde. Até deputados da nação.
Anexo ao Estádio do GDP encontram-se campos de treinos, onde crianças e adolescentes das escolas de Futebol e equipas amadoras treinam e jogam.Aqueles campos estão pejados de dejectos, penas e restos de comida que as gaivotas transportam para lá, porque é ali que aos milhares escolheram para local de pernoita ou de lazer enquanto nos intervalos das suas deambulações pelo nosso Concelho.
Os campos de treinos estão completamente minados por materiais orgânicos que elas lá vão deixando. São uma fonte de doenças. Depois do alarmismo da “Gripe das Aves” o laxismo de deixar ao acaso haver ou não ali uma fonte de contaminação é no mínimo criminoso.E crianças, jovens e adultos, correm, ceiem, aleijam-se, ferem-se e são postas em contacto directo com fontes de doenças. Não necessito de ser uma autoridade sanitária para saber isso.
O que sou é um cidadão que gostaria de ver acontecerem coisas para além do óbvio. Com tantos assessores e licenciados em tudo quanto é especialidade espalhados pelas autarquias e Ministério da Saúde, estudem rápido com as autoridades sanitárias soluções para impedir o que está a acontecer antes que as coisas possam pôr em causa a saúde de alguém. Não digo o que me apetece dizer para que não se queixem de mim à protectora dos animais. Mas sei que tem de existir solução. Ou então, interditem os campos de treinos. Mas isso é o que ninguém quer.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Para ja umas simples bombas de Santo Antonio enquando pernoitam nessa area afugentariam as gaivotas .
Depois iriamos para planos mais drasticos se necessario pois em primeiro lugar deve estar a saude publica de alguns .