sexta-feira, janeiro 14, 2011

PRESIDENCIAIS 2011 (23 de Janeiro)

Volto a este tema não para me repetir em relação à minha posição que já aqui deixei expressa, mas em relação aos resultados eleitorais de 2006, como exercício de análise e indicador de projecção para 2011.
No Concelho de Peniche em 2006, os resultados das Presidenciais foram:

Inscritos - 22 881
Votantes - 12 756 55,75%

Cavaco Silva - 5 880 46,96%
Manuel Alegre - 2 823 22,54%
PCP - 1 545 12,34%
Brancos - 154 1,21%

Os resultados equiparáveis serão estes. Manuel Alegre terá “obrigação” de duplicar os seus votos porque reúne os seus próprios eleitores, os do PS e os do BE. Cavaco se teve a aceitação dos eleitores no seu primeiro mandato (como afirma) verá crescer a sua base de apoio eleitoral.
Se estas premissas lapalissianas se verificarem, Cavaco será reeleito à 1ª volta, Alegre aproximar-se-à dos 45% e o PCP será varrido do mapa eleitoral. Isto a fazer fé nos comentadores políticos.
Em minha opinião e de acordo com a minha sensibilidade, Cavaco manterá resultados semelhantes e será eleito à 1ª volta. Alegre subirá muito menos que a soma dos votos de PS e BE. O PCP mantém os níveis de votação com uma ligeira descida e a abstenção subirá acima dos 50%. Ah! E o meu partido (os Brancos) também subirá qualquer coisinha.


Assina:
Astrólogo politiqueiro
José Costa

Sem comentários: