quarta-feira, fevereiro 29, 2012

1930
5 mulheres da Leirosa e um menino. Também poderia ser este o título desta foto. Uma delas é a avó (mãe da mãe) do Dr. Belmiro Pereira. Outra é a Conceição avó da minha mulher que segura o filho com 2 anitos, o Raúl, que mais tarde ficaria conhecido como pescador no Rio Minho. O local é a praia de Peniche de Cima junto aos armazéns do Ramiro Bilhau que ficavam cerca do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). As mulheres aguardavam que a maré descesse para poderem ir aos viveiros e tratar dos mariscos que seriam enviados para venda.
Curiosidades na foto. As mulheres todas da Leirosa vieram para Peniche em busca de melhores dias. Todas vestem com o mesmo tipo de trajares da sua região. Todas trabalham para o mesmo empresário. A 1ª e a 3ª a contar da direita são lindíssimas. Qualquer uma delas põe a um canto as sofisticadas mulheres de hoje que nem carregadas de pinturas lhes chegam aos calcanhares.

2 comentários:

estrela disse...

Olá Zé Maria,

Um amigo meu que está a desenvolver um trabalho sobre a Leirosa e suas gentes de antigamente ficou maravilhado com a crónica e a foto que publicaste, ele gostaria de falar contigo. Podes enviar-me o teu endereço?
Um abraço, Belmira Estrela Camarão
belmiracamarao@gmail.com

estrela disse...

Olá Zé Maria,

Este fim de semana a minha prima Zita visitou-me e disse-me o que aconteceu, venho por este meio manifestar a minha tristeza e enviar-te um grande abraço. Desculpa a minha veleidade em te pedir o endereço de email...esquece, pode ser que nos encontremos em Peniche um dia e... então falaremos.
Um abraço para a Anita e para ti.
Belmira Estrela Camarão