quinta-feira, março 01, 2012

OLHAR DE NOVO
Olho para os telejornais e vejo o PR falando como se estivesse estado em coma e só agora despertasse para o país a que pertence. Ouço falarem do Primeiro-ministro de visita a Itália a convite de alguém que não foi eleito e que lhe diz como agir contra a Kzarina alemã e o baixote francês. Um Nobel de economia diz que… e o nosso ministro das Finanças diz mas…
Importante parece ser a carta de Londres e não os 3783 tratados que os países da União Europeia já assinaram. Obama do lado de lá do Atlântico diz que sim mas também. Mas esse parece estar em ano eleitoral e tem de se lhe dar um desconto. A irlanda vai a votos sobre o pacto e nós aqui “carneiradamente” pactuamos. Entretanto um dos mais lúcidos políticos portugueses parece continuar a ser o Dr. Mário Soares que há 6 anos atrás parecia ser velho para o desempenho do cargo de PR.
No emio disto tudo onde anda um tal peixe chamado “cherne”? O que é feito do Durão Barroso? Quem lhe liga importância? Quem ouve o que ele diz ou aprova iniciativas suas? Ao desfrute que uma pessoa se dá para poder ocupar um cargo honorífico. Tão visível como o Papa mas menos importante, o “portuguesito” que foi encomendado para fazer aquela figura anda em bolandas de cá para lá sem que alguém lhe ligue importância.
Dos quatro sinistros conspiradores que levaram a morte e o desespero a milhões no Iraque (Busch, Aznar, Blair e Barroso), resta ele a representar o maior atentado à Paz cometido nos últimos 30 anos. De figura sinistra passou a figura etérea que as pessoas querem esquecer para poderem esquecer a sua vergonha.
Volto e está tudo como antes. Nada mudou.

Sem comentários: