quarta-feira, setembro 19, 2012

AS TENTAÇÕES DE JESUS NO DESERTO
Em lugar de destaque em minha casa está um livro que gosto de ler e reler. Independentemente das minhas opiniões pessoais sobre Fé, Deus e os Deuses em geral, os profetas e alguns dos teólogos que marcaram a civilização à qual pertenço, sabe-me bem a leitura de Parábolas, Salmos e Tratados filosóficos que releio com o mesmo apetite intelectual de sempre. Nessa prateleira mesmo junto ao PC estão várias Biblias, católica, Luterana, Anglicana, Mórmom, o Alcorão, Lao Tse, S. Tomás, S. Agostinho, Teillard de Chardin, João Paulo II.
Ontem a propósito de assunto que não vem “à baila”, reli S. Mateus e as tentações que Jesus sofreu antes de se apresentar perante os que o iriam ouvir. Resumem-se as tentações em três que passo a citar:

- "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (4:3)
- "Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus"(4:4)

- "Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (4:5-6)
- "Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus" (4:7)

- "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou- lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (4:8-9)
- "Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto"(4:10)

Ao reler esta magnifica história sobre o que pode levar um Homem a ceder na sua dignidade perante o que lhe é oferecido, veio-me de repente este princípio que quero guardar para mim:
- Todo aquele que procura Deus rapidamente, pode vir a encontrar-se com o Diabo.

Sem comentários: