sexta-feira, setembro 21, 2012

Peniche: Empresários do surf querem regras de uso das praias no futuro plano de ordenamento


Peniche, Portugal 21/09/2012 13:49 (LUSA)
Temas: empresas, Ambiente, Surf

Torres Vedras, 21 set (Lusa) - Os empresários ligados ao surf em Peniche alertaram hoje para a necessidade de o futuro Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Alcobaça-Mafra vir a ter regras que impeçam a sobrelotação das praias por escolas de aprendizagem da modalidade.

“Temos muitas escolas de surf, de Peniche e de fora, que usam as praias do concelho para dar aulas e há casos de sobrelotação de praias, para os quais queremos que o novo POOC venha a criar regras que hoje não existem”, afirmou à agência Lusa o presidente da Associação de Escolas e Surf Camps de Peniche, Ricardo Leopoldo.

A preocupação vai ser comunicada no sábado a vários responsáveis de organismos, como a Agência Portuguesa do Ambiente, responsável pela elaboração do futuro POOC Alcobaça-Mafra, durante o ‘workshop’ ‘O surf e o turismo: a sua importância para a zona Oeste’.

O responsável alertou que a sobrelotação das praias, para as quais ainda não existem leis de utilização e gestão do espaço, é causa de acidentes entre surfistas e banhistas e faz com que os operadores “prestem um mau serviço” aos mais de cinco mil turistas que, por ano, procuram Peniche para ter aulas de surf.

Outros problemas prendem-se com a falta de acessibilidades, duches, casas de banho e passadeiras nas praias e o “caravanismo selvagem” nos parques de estacionamento existentes nas praias do concelho.

“Temos alertado a câmara e a GNR porque toda a gente pernoita junto às praias, acaba por deixar lixo na praia e ocupa os estacionamentos. Depois as pessoas querem estacionar e não têm lugares disponíveis”, disse.

A associação possui 13 associados, dos quais oito são ‘surf camps’ (alojamentos para surfistas) e cinco são escolas de surf, mas em Peniche existem 30 no total, alguns dos quais não estão legalizados.

A iniciativa é organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, que promove também nesse dia a praia do Baleal, que acolhe em outubro a única etapa do mundial de surf realizada em Portugal, uma ação de limpeza, para a qual são esperados mais de 30 voluntários.

A representação da Comissão Europeia em Portugal tem vindo a promover ações pelo país enquadradas na iniciativa ‘Perto dos Cidadãos para um Crescimento Económico Sustentável’.

FYC.

Sem comentários: