segunda-feira, maio 20, 2013

CARLOS QUEIRÓS
(1907/1949)
(fontes: DN de 2013/05/18 e Wikipédia)

Morreu novo, quem os deuses esqueceram… José Carlos de Queirós Nunes Ribeiro, publicou em vida apenas dois livros: - “Desaparecido” e “Pequeno Tratado de Não Versificação). Contemporâneo de Almada Negreiros, Jorge de Sena, Fernando Pessoa, José Gomes Ferreira, entre outros trabalhou em actividades culturais com alguns deles e cedo se tornou notado pela suas capacidades de análise literária e pelos trabalhos dispersos que ía desenvolvendo. Sobrinho daquela que Pessoa imortalizou, Ophélia, nunca se tornou notado porque o génio de Pessoa tudo ofuscou à sua volta.
Deixo-vos com 3 poemas de sua autoria que atestam bem da sua enorme qualidade como poeta.

Apelo à Poesia
Por que vieste? — Não chamei por ti!
Era tão natural o que eu pensava,
(Nem triste, nem alegre, de maneira
Que pudesse sentir a tua falta... )
E tu vieste,
Como se fosses necessária!

Poesia! nunca mais venhas assim:

Pé ante pé, covardemente oculta
Nas idéias mais simples,
Nos mais ingênuos sentimentos:
Um sorriso, um olhar, uma lembrança...
— Não sejas como o Amor!

É verdade que vens, como se fosses
Uma parte de mim que vive longe,
Presa ao meu coração
Por um elo invisível;
Mas não regresses mais sem que eu te chame,
— Não sejas como a Saudade!

De súbito, arrebatas-me, através
De zonas espectrais, de ignotos climas;
E, quando desço à vida, já não sei
Onde era o meu lugar...
Poesia! nunca mais venhas assim,
— Não sejas como a Loucura!

Embora a dor me fira, de tal modo
Que só as tuas mãos saibam curar-me,
Ou ninguém, se não tu, possa entender
O meu contentamento,
Não venhas nunca mais sem que eu te chame,
— Não sejas como a Morte!

Província
Se eu tivesse nascido
No seio da província, era fatal
Que o meu sonho maior, o mais sentido
Seria triunfar na capital.
E depois de tê-lo conseguido,
Voltar à terra natal
E ser pelos conterrâneos recebido
Com palmas e foguetes,
Fanfarras, vivas e banquetes
Na Câmara Municipal.

Desaparecido
Sempre que leio nos jornais:
"De casa de seus pais desapareceu. . . "
Embora sejam outros os sinais,
Suponho sempre que sou eu.

Eu, verdadeiramente jovem,
Que por caminhos meus e naturais,
Do meu veleiro, que ora os outros movem,
Pudesse ser o próprio arrais.

Eu, que tentasse errado norte;
Vencido, embora, por contrário vento,
Mas desprezasse, consciente e forte,
O porto de arrependimento.

Eu, que pudesse, enfim, ser meu
— Livre o instinto, em vez de coagido,
"De casa de seus pais desapareceu..."
Eu, o feliz desaparecido

Sem comentários: