sexta-feira, maio 17, 2013

NOTÍCIA DA LUSA:
“INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TURISMO SÃO PRIORIDADES NA REVISÃO DO PDM DE PENICHE

Torres Vedras, Portugal 16/05/2013 13:35 (LUSA)
Temas: Ambiente, Autoridades locais, habitação e urbanismo, Desporto, Surf

Peniche, 16 mai (Lusa) - A Câmara de Peniche revelou hoje que está a rever o Plano Diretor Municipal (PDM) para responder aos desafios de desenvolvimento, como o turismo à procura de ondas e a investigação científica nas atividades ligadas ao mar.

O presidente da câmara, António José Correia (CDU), disse à agência Lusa que o atual PDM, datado de 1995, "está completamente obsoleto enquanto documento estratégico, impondo-se uma revisão adequada à realidade atual e aos cenários futuros de desenvolvimento do concelho".

O autarca explicou que a equipa técnica de revisão do documento vai ter em conta o novo turista que começou a surgir em Peniche não só na época balnear, mas ao longo do ano na procura de ondas para a prática de desportos de deslize e de ondas, nomeadamente o surf, desde que o concelho recebe desde 2010 a etapa do campeonato mundial da modalidade.

Os novos fluxos de visitantes, também ligados ao turismo náutico, às atividades marítimo-turísticas e ao mergulho, "requerem um correto ordenamento com estratégias que sejam atrativas para atrair investimentos" nessas áreas.

António José Correia adiantou ainda que o novo PDM deve também ter em conta a investigação dos recursos marinhos, cujo centro de investigação da Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche está em construção na cidade, mas também o porto de pesca e a indústria transformadora de pescado.

Para potenciar essas áreas e contribuir para o investimento tecnológico, o autarca exemplificou que podem vir a ser criados parques empresariais e mecanismos que facilitem o licenciamento desses investimentos.

No novo modelo de desenvolvimento para o concelho, o município pretende atrair pessoas aos núcleos urbanos já existentes e apostar na reabilitação urbana, sem criar novas zonas habitacionais.

Para valorizar as atividades económicas, é intenção criar no PDM zonas do território com potencial agrícola, zonas para a instalação de projetos de investigação e zonas "ambientalmente sensíveis" ou zonas de risco para não se destruir recursos naturais.

O documento vai também ter em conta as potencialidades das energias renováveis, a preservação dos cordões dunares e das arribas da orla costeira e os circuitos pedonais da Rede Natura.

Uma comissão presidida pela Agência Portuguesa do Ambiente foi criada para acompanhar o processo de revisão, que deverá estar concluída no primeiro semestre de 2015.

A autarquia está a recolher contributos e propostas dos residentes, no âmbito da discussão pública do plano estratégico.
FYC // ROC
Lusa/Fim”

Nota à Margem: Os políticos na má acepção da palavra), ou os que se comportam como tal, deveriam ter memória. Ou pelo menos deveriam ter pudor. O actual PDM que o PCP critica agora de forma veemente, foi cozinhado pela coligação PSD/PCP em 1994/1995, a troco de um lugar de vereador para com pelouros no executivo camarário e do lugar de Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Municipal nesse mandato.
A aprovação do ainda em vigor PDM de Peniche, foi aprovado à pressa por essa coligação nefanda, por força de uma artimanha legal (um ponto de ordem à mesa), proposta por um membro da AM do PCP, que obrigou à passagem à votação desse documento, quando ainda não estavam esgrimidos todas as questões colocadas com diversas oposições a algumas utilizações indevidas do território concelhio, em favor do cimento armado e dos seus promotores, quer os proprietários dos terrenos onde posteriormente se viria a edificar, quer os restantes agentes imobiliários.
É pena que as comadres se tenham zangado agora. Mas falta referir que o nado-morto que é o actual PDM foi parido com a conivência do PSD (putativo pai) e do PCP (putativa mãe).
Leiam as actas da altura que são bem elucidativas desse acto de amor dúbio que envolveu essas 2 forças políticas locais.
Quanto a documentos de estratégia de desenvolvimento para o concelho, já foram elaborados pelo menos 3 desde essa altura, que consumiram milhares de euros ao município. Vão-se gastar mais uns quantos milhares sem proveito. O que hoje vale, daqui a 5 anos será obsoleto e estúpido como apelida agora o actual executivo, o que foi feito na altura.
Faz-se porque se tem que fazer e introduzem-se ideias peregrinas para colorir uma mensagem que toda a gente sabe de antemão que não será para cumprir.
A não ser, que se entre em conversações com a Drª Maria de Cavaco Silva, para que ela interceda por um milagre junto da virgem. Mas vai ser engraçado ver o PCP sem maioria absoluta na Assembleia Municipal aprovar um PDM que não carece de negociações. A mim cheira-me que desta vez o cliente que prestará o servicinho será o PS. Coisas de bruxaria.

Sem comentários: