segunda-feira, agosto 12, 2013

DOS TEMPOS DA "HÚMUS"


Em um dos dias que visitei o arraial com a minha filha parei numa “cena” de brincar com um puto que me arrasou a cabeça. Como falo muito alto algumas pessoas passavam e riam com o desastre da minha falta de geito. Até que a certa altura passou um casal, e o senhor (que eu não conhecia de todo) perguntou-me se eu não era o Zé Maria. Perplexo eu olhei para ele completamente às “aranhas”. Ele então acrescentou que era o filho do Delgado, colaborador (e dirigente) da Húmus e com quem eu trabalhei durante algum tempo. O Delgado era casado com uma professora primária que trabalhava em Peniche, e filhos eram 2. Este que agora me cumprimentava e uma irmã porque quem perguntei. Foram para Almada onde ainda vive e soube depois que trabalhou ele próprio como professor até que se reformou.
O Delgado era de uma força inquebrantável.  De espinha sempre direita. Não se vergava. O filho diz-me que continua igual a si próprio. Falámos desses tempos e de algumas recordações dele que também fazem parte do meu arquivo. Da Húmus falarei aqui um dia. Tal como do CICARP. Mas recordo com particular interesse as noites de tertúlia que organizávamos na cave. Liam-se livros. Festejavam-se datas. E recordo um momento particularmete importante da Húmus quando o movimento Cooperativo começou a sofrer com as preesões exercidas por leis particularmentes gravosas que o último 1º Ministro do Estado Novo fez aprovar, com o objectivo de sufocar esse espaço de Liberdade. Nessa altura o velho “Diário de Lisboa” veio a publicar uma Mesa Redonda, com a jornalista Helena Neves e alguns de nós, para dar a conhecer a nível nacional o que numa terra como Peniche se estava a desenvolver para além de tudo o que seria imaginável. São 2 desses momentos que a fotografia registou para sempre que agora aqui publico. Nas 2 o Delgado sempre presente. Que fique para o futuro este registo de alguém que não sendo de Peniche, tanto deu de si para o nosso desenvolvimento socio-cultural.
Tertúlia
 
Da esq. Para a dir. - Carlos Miranda (empresário de relojoaria), eu próprio, Delgado, Luís Leonardo (contabilista), Faustino e Rui Passos (Professor)

Mesa Redonda

Da esq. Para a dir. – Luís Leonardo, Zé Batim (Motorista Marítimo), Helena Neves (Jornalista do DL), Zé Maria, Delgado

Sem comentários: