segunda-feira, novembro 11, 2013

A ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE E O RANKING

Desde que foi iniciada a publicação da classificação das escolas a nível nacional, tenho acompanhado com tristeza e angústia os resultados da Escola Secundária de Peniche. Está sempre situada ou a meio da tabela ou abaixo desse patamar. Mas mais incomodativo ainda é verificar que nas localidades e escolas que nos são afins os resultados das suas escolas secundárias, não sendo brilhantes (excepção à Raúl Proença) são no entanto francamente mais positivos. Vejamos o que acontece este ano em 614 escolas secundárias avaliadas:
  40ª – Escola Secundária de Raúl Proença (Caldas da Rainha)
122ª  - Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha)
134ª – Externato de Penafirme (Torres Vedras)
166ª – Escola Secundária Madeira Torres (Torres Vedras)
199ª – Escola Secundária Henriques Nogueira (Torres Vedras)
250ª – Escola Secundária da Lourinhã
298ª – Escola Secundária de Peniche

Gostava de pensar que estes resultados da Escola Secundária de Peniche fariam soar os sinais de alarme aos principais envolvidos. Desde logo a Associação de Pais e Encarregados de Educação. Depois os professores daquela escola. Depois o Conselho Local de Educação se é que ainda existe.

Eu sei que existem múltiplas razões para explicar o inexplicável. Mas seria importante que em projecto de acção para este ano lectivo, se tentassem descortinar os principais obstáculos a uma melhoria substantiva dos resultados dos alunos nos exames nacionais e se cuidassem de os remover. Gostaria que a escola secundária de Peniche que a par das óptimas condições físicas que tem, cuidasse de ter uma actividade pedagógica mobilizadora dos seus alunos e que enriquecesse o património intelectual desta terra. Estou a pedir demais? Não me parece. Estou a pedir o mínimo que se pode pedir a quem consome centenas de milhares de euros do erário público por ano.

Sem comentários: