quinta-feira, novembro 06, 2014

CORRUPÇÃO
Nos últimos dias temos assistido com espanto à atitude de meninas ofendidas, com que é encarada a expulsão de portugueses de Timor-Leste, por supostamente estarem a “meter o nariz onde não eram chamados”.
O espanto e a indignação com que isto é encarado pelas autoridades portuguesas deixa-me perplexo.
Em primeiro lugar porque a corrupção foi o maior legado que os portugueses conseguiram transmitir aos povos colonizados. Nem uma língua conseguimos fazer impor, mas os maiores (e mais torpes) tiques da sociedade portuguesa estão lá todos.
Aprendi isto na prática porque nos meus 2 anos como cooperante na Guiné-Bissau logo a seguir à independência, assisti à dificuldade de falar português de todo aquele povo, mas a sua grande capacidade para ludibriar o próximo tão inata na cultura medíocre portuguesa.

Depois ver este ruído todo de “prima-donas” indignadas cheira-me a
chauvinismo e neocolonialismo de trazer por casa. Tão cedo Timor-Leste se libertou das amarras coloniais e se tornou auto-suficiente, mais ódios suscitou nas mentes “púdicas” de alguns portugueses invejosos e sacripantas.
Afinal os magistrados portugueses até sabem trabalhar (quando querem trabalhar ou os deixam). Em país estrangeiro incomodaram o poder político. Em Portugal ao fim deste tempo todo de assaltos a BPNs, BPPs e BESs, ainda não temos nada aprisionado que não sejam os salários e aposentações dos portugueses, vão lá para fora e são um sucesso.

Quem é que está a mais nisto tudo?     

Sem comentários: