quarta-feira, novembro 19, 2014

Fábricas da Ramirez em Leça e Peniche vão fechar de vez  
(das agências informativas)
 MATOSINHOS  
 
Empresa quer todos os trabalhadores na nova unidade, a ser construída em Lavra  
 

A CONSERVEIRA Ramirez vai encerrar as fábricas de Leça da Palmeira e de Peniche e concentrar os trabalhadores e a produção na nova unidade, em Lavra, a inaugurar em maio do ano que vem. Se de Leça para Lavra, em Matosinhos, a medida não implica enorme transtorno, o mesmo não pode dizer-se em relação aos 40 trabalhadores da unidade de Peniche.  
 O investimento de 18 milhões de euros na nova fábrica, designada "Ramirez 1853", e a necessidade de concentrar produção e mão de obra são justificados com a antiguidade das atuais unidades, que "laboram há 60 anos e já não se compadecem com os desafios de espaço e as novas exigências das certificações nacionais e internacionais". Segundo a empresa, os postos de trabalho "estão assegurados" na nova fábrica.  
Autarca preocupado  
 
O presidente da Câmara de Peniche, António José Correia, está preocupado com a decisão e com a eventual extinção dos 40 postos de trabalho que a Ramirez tem em Peniche, notando que a maior parte dos trabalhadores tem "mais de 50 anos e não vai conseguir mudar a sua vida para lá [Matosinhos]".  
 
Em caso de despedimentos, António José Correia (CDU) defendeu que as indemnizações deverão ter "uma discriminação positiva", devendo ser calculadas acima do que prevê a legislação laboral: "Não ponho em causa que a Ramirez resolva o problema dos trabalhadores cumprindo com aquilo que a lei diz para cumprir, mas, como são pessoas com alguma idade, que lá trabalham há muitos anos, a Câmara entende que não pode ser só isso".  
 
Diz o autarca que é uma "grande ingratidão da Ramirez" para com Peniche, lembrando que os executivos municipais "nunca criaram obstáculos a que a fábrica funcionasse, mesmo quanto algumas questões ambientais não estavam a ser cumpridas".  
 A empresa não se pronunciou sobre os problemas da fábrica de Peniche, que tem 30 trabalhadores permanentes e dez temporários.  

Sem comentários: