segunda-feira, maio 11, 2015

TUDO O QUE A MINHA ALMA SENTE
Ontem li a entrevista que Maria Barroso deu ao Jornal “i” do fim-de-semana e conduzida por Luís Osório. Entre outras muitas coisas fala dos seus tempos de atriz. E de um dos poemas que mais marcaram a sua vida. É esse assombroso poema do poeta de Coimbra que fui recuperar e que vos trago hoje, num tempo em que infelizmente ele se torna de novo actual.

PROMETEU
(figura mitológica, “primo” de Zeus. Criador dos homens ou seu protector. Por amor aos homens enganou Zeus)
Poema de Joaquim Namorado
 
Abafai meus gritos com mordaças,
maior será minha ânsia de gritá-los!

Amarrai meus pulsos com grilhões,
maior será minha ânsia de quebrá-los!

Rasgai a minha carne!
Triturai meus ossos!

O meu sangue será minha bandeira
e meus ossos o cimento duma outra humanidade.

Que aqui ninguém se entrega
- isto é vencer ou morrer -
é na vida que se perde
que há mais ânsia de viver!

Sem comentários: