terça-feira, janeiro 10, 2017


PENSAMENTOS QUE DEFINEM OS DIAS DE HOJE

O caderno “P2” do jornal “PÚBLICO” de domingo último dia 8 de Janeiro, surge com uma série de pensamentos de autores sobre os mais diversos temas que me pare que deve ser minha obrigação partilhar convosco.

Num tempo de pós-verdade em que os valores passam a segundo plano, face a fraseados anónimos ou não, carregados de ódios e atitudes de retaliação e de raiva perante a vida e os desencantos próprios, sabe bem ler e pensar em perspectivas carregadas de ideologia e de esperança. Natália Correia escreveu num poema que “a poesia é para comer”. Eu trago-vos este fantástico manjar de palavras e frases (subtítulos) para que delas nos alimentemos:

“- O que vai mesmo estar em causa é a defesa da democracia liberal”

Marina Costa Lobo

“- A própria ideia de progresso, de fazer sentido pensar em algo como a ‘humanidade’ está em causa”

João Constâncio

“- Os EUA têm uma cultura anti-intelectual”

Richard Zimler

“- O medo do outro é o resultado de políticas concertadas e activas no sentido de o estimular”

Eduardo Paz Ferreira

“- O problema é olhar para o outro como aquela gente que é etnicamente diferente, que me vai tirar o emprego, que vai pôr uma bomba, que ameaça o meu ecossistema”

Isabel Capeloa Gil

“- O terrorismo fascista não está ao virar da esquina. Apesar de tudo, existe uma sólida educação de boa parte da população”

Francisco Bettencourt

“- Foi uma das grandes lições da austeridade: a de que não serviu para nada. Só serviu para as pessoas ficarem muito zangadas. E alguns enriqueceram”

José Maria Vieira Mendes

“- Metade dos americanos nunca leu um jornal, metade nunca votou para um Presidente. Espero que seja a mesma metade”

Gore Vidal

“ (Gore Vidal) Estaria horrorizado com Trump, arruaceiro ignorante e mentiroso patológico”

Jay Parini

“- Washington D.C. é suposto parecer-se com a Roma Antiga (isso no caso de que as ruas da Roma Antiga estivessem repletas de sem-abrigo negros, cães farejadores de bombas…)

Paul Beatty

 

 

Sem comentários: