segunda-feira, janeiro 23, 2017


TRUMP=TRAMP_?

Nos últimos dias temos ouvido até à exaustão termos que surgem agora proliferamente utilizados pelos média e que até há pouco tempo não nos diziam nada: globalização, proteccionismo, neoliberalismo, Estado-Nação, América first, pós-verdade, factos alternativos, muros, e mais uns quantos que a memória me faz escapar. Tudo isto a propósito das trumpadas e dos seus efeitos.

Quero assinalar aqui e agora que não é discutível para mim a legitimidade democrática da vitória do actual presidente dos EUA. O que aconteceu até tornar isso possível é que é espantoso. Lá como  nesta europa que mais parece o reino dos absurdos o que está a acontecer só é possível porque os que se dedicam à politica falam para si e para os seus comparsas. A linguagem que é deles. No país real não se fala assim. No meu barbeiro, nos cafés que frequento, na Ribeira, no super, a linguagem é outra. Terra-a-terra. Que todos compreendem. É uma linguagem de quem se está borrifando para o acordo ortográfico. E os poucos que vão votar é essa linguagem que utilizam. E então os trumps ganham. E como sabem que ganharam não necessitam de mudar o discurso. Alguns dizem que são de direita. Outros apelidam-nos de liberais. Outros ainda chamam-lhes populistas.

Mas a verdade é que os trumps são extraordinariamente inteligentes e dizem às pessoas aquilo que a pessoa comum e votante quer ouvir. Os burros somos nós.   

Sem comentários: