sexta-feira, março 03, 2017


O MEU AMIGO LEOPOLDO
Desde sempre que me lembro de frequentar a escola que me recordo do Leopoldo. Recordo a mãe dele ir à porta da mercearia aos “4 cantos” e gritar por ele: “Liiiiiiiiiioooooooopooooooooooldooooooooo Manuuuuueeeellllllll”. Era hora de almoço ou de jantar.
O Leopoldo na nossa 3ª classe. É o 5º a a contar da esquerda na fila de cima
Depois os nossos caminhos separaram-se. Ele foi trabalhar para as firmas de peixe como empregado de escritório e eu, fui estudar para fora em primeiro lugar, foi a carreira de professor em seguida. Mas íamo-nos cruzando. Sobretudo na Associação.
Mais tarde acompanhou o crescimento da minha “menina” (era sempre assim que a ela se referia) e do meu estado de saúde e da Anita.
Um almoço de colegas da 3ª classe. O Leopoldo ao lado do "Arvéola"
Fiz parte com ele dos Corpos Sociais do GDP e da Associação. E das listas do PS. Este meu Blog que a prima dele Belmira acompanhava, servia para ele me trazer notícias dela com quem eu tinha feito teatro na Escola Industrial.
O meu amigo Leopoldo era figura sempre presente nas procissões em Peniche e um fiel sempre presente na missa de sábado. Era um católico profundo e solitário a que eu respeitava pela sua dignidade.
Encontrava-o quando ía jantar ao Mili e depois ao Pedro. Mas a Associação era o “porto de abrigo” onde sempre nos acolhíamos. Também era aí que nestes últimos anos sempre protegias e ajudavas a Anita em tudo o que ela necessitasse.
Foste sempre um Homem Bom. Para nós e para os outros. Todos os que conviveram contigo beneficiaram da tua Humanidade e do sentido cristão (digo cristão de propósito) que imprimiste à tua vida. Sempre que pediam a tua colaboração estavas disponível. No GDP, na Associação.
Vais fazer falta. O treu ar calmo e bondoso é algo que recordaremos sempre.
Até sempre Leopoldo.
Nos  dias de hoje

Sem comentários: