segunda-feira, março 27, 2017


REIVINDICAÇÕES
Até 2020 sairão de qualquer forma 2200 trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos.

De facto desde qyue a troika chegou a Portugal e até ao final de 2016 foram dispensados das suas actividades na banca 6703 trabalhadores. Isto representa 1675 agências já encerradas pela generalidade das instituições bancárias em todo o país. Não está agora em causa se se tratou de restruturações ou do fim em bancarrota de alguns dos bancos que as sustentavam.

Até agora (pós troika) a CGD já encerrou 143 agências e prevê-se que até 2020 nunca encerrarão menos de mais 181. Totalizarão então cerca de 324 agências encerradas. Ora nestas agências existem ou existiam trabalhadores. Que somarão aos quase 7000 que já foram dispensados. Entretanto novos procedimentos tecnológicos ainda dispensarão mais umas centenas.

Tudo isto vem a propósito de uma carta da Junta de Freguesia da Atouguia da Baleia enviada ao Min istro da Finanças e ao Presidente da CGD, pelo encerramento do balcão naquela vila do concelho de Peniche. Não deixa a carta de envolver algum tipo de “chantagem”,  ameaçando com a retirada dos depósitos dos seus clientes. Isto que se compreende à luz da “pós-verdade” e do populismo eleitoral, não terá qualquer efeito numa decisão sobre o eventual encerramento daquele balcão.

Não vi qualquer referência aos trabalhadores do balcão da Atouguia da Baleia. Isto é sintomático sobre o que importa. E resta dizer que sendo o concelho de Peniche o mais pequeno do distrito de Leiria, haverá por certo múltiplas razões para que outras localidades de grande área, com maiores investimentos e mais numerosas populações façam o seu protesto de forma muito mais sustentada. Mas não importa considerar os aspectos globais que levam a estas medidas. O nosso umbigo é sempre mais importante do que o do nosso vizinho. Percebo o raciocínio que está subjacente a este vão protesto. Só me detenho nele porque é tempo de sermos capazes de olhar para o todo em vez de nos fixarmos na árvore, omitindo a floresta.

É preciso pedir contas aos Salgados, aos Oliveira Costas e a todos aqueles que se têm aboletado e banqueteado neste país e deixando-nos à deriva, em busca do caminho que nos trará um futuro melhor.

Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Atouguia da Baleia perdeu tempo, e capacidades para se dedicar a causas mais importantes para os seus fregueses. Esta é uma causa perdida para a voracidade do tempo e das economias globais centralizadas em Bruxelas.       

 

 

 

Sem comentários: