quinta-feira, junho 14, 2018


SINDICATOS

Atravessamos um período reivindicações que só tem paralelo por aquilo que me lembro nos anos loucos do PREC. Ao exultar com os êxitos económicos indiscutíveis que o actual governo tem conseguido, parece ter-se aberto a caixa de Pandora e toda a gente se vê com direito a reivindicar mais e melhor. Os partidos que permitiram a formação deste governo PS, parece sentirem-se obrigados a despejar todo o seu azedume nas ruas já que correm riscos de perderam a importância que conquistaram ao darem o seu aval ao governo PS.

E é fácil reconhecer onde está a mãozinha do PCP. Está onde estiver uma bandeira da CGTP. Com os meninos traquinas do Bloco que sem implantação sindical, têm de aproveitar as migalhas que o PC deixa cair. E lá vamos nós com mais uma greve.

As televisões que perderam a capacidade de fazerem peças jornalísticas, agradecem esta efervescência para terem assunto que cruze com o futebol. Num destes dias entre polícias ameaçadores e professores sem aulas para prepararem, li ou vi que o número de sindicatos que representavam uma e outra classe de trabalhadores do Estado era verdadeiramente surreal. Embora eu não estranhasse tal proliferação. No caso dos professores quando comecei a ver os sindicatos da classe a crescerem, desfiliei-me e prometi só voltar a sindicalizar-me se surgisse um sindicato dos professores “gordos de olhos azuis”. Acabei por me reformar sem me voltar a sindicalizar. Fui ao Google ver o que eles dizem sobre o assunto. Encontrei o que se segue.

Da PSP (22500 polícias)

16  sindicatos

alguns casos:

- SINAPOL (Sindicato Nacional da Polícia)

- SICC - Sindicato Independente da Carreira de Chefes (há três anos contava  65 sócios)

- SPNP - Sindicato do Pessoal com Funções não Policiais da PSP (com 45 sócios)   - SOP - Sindicato dos Oficiais de Polícia (190)

- SNOP - Sindicato Nacional dos Oficiais de Polícia (144)

- SNCC - Sindicato Nacional da Carreira de Chefes (135) 

- SIAP - Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (444 associados)

- SINAPOL - Sindicato Nacional da Polícia (com 667)

 - O SUP - Sindicato Unificado da Polícia (1090)

- SPP - Sindicato dos Profissionais de Polícia (reunia 2129)

- ASPP - Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (9675)

Os números referem-se a 2010

Dos Professores (mais de 100000)

14 sindicatos mais agora o STOP (sindicato de todos os professores)

Se esta gente não se consegue entender, como pois posso eu acreditar no que pretendem? São mistérios insondáveis para mim. Talvez porque eu esteja velho. Talvez porque eu seja burro.

Sem comentários: