segunda-feira, agosto 13, 2018


O PENDURICALHO

Aos domingos à noite a SIC durante o seu Telejornal apresenta um imogi falante que se dedica a dizer coisas que só ele sabe e ouve. É uma espécie de “sempre em pé”, bonequinho que fazia as minhas delícias do meu tempo de criança.

O penduricalho tem opiniões sobre tudo e no entanto não conheço ninguém que se reveja no que ele diz. Até pode haver uma ou outra coisa com que alguém possa concordar. Mas logo a seguir ele consegue meter as pés pelas mãos e tornar-se impossível de aturar.

Os seus correram com ele. De vez em quando convidam-no, mas dá trabalho levá-lo onde quer que seja. Obriga aq ter uma plataforma elevatória para o penduricalho se poder tornar visível. E digamos em abono da verdade, ele só tem gracinha quando diz mal. Ninguém confia nos elogios daquela coisinha.

É lastimável ver pessoas inteligentes como o Rodrigo Guedes de Carvalho fazerem-lhe perguntas inteligentes. O bonequinho tem o discurso preparado por uma certa ordem e quando fogem disso esparramalha-se todo. O meu neto pergunta-me quando o vê: “Avô? São horas de ir para a cama?” Porque julga que é um desenho animado a dar as boas noites aos meninos e meninas. Só por isso talvez mereça a pena manter o penduricalho. È serviço público para os mais pequenos.

 

 

Sem comentários: