terça-feira, janeiro 02, 2007





















OS FILHOS DA T'ELISA

São de Peniche de Cima. Juntam-se no portão e sabem tudo o que por lá passa. Sabem de tudo o resto porque conversam uns com os outros e gostam de saber o que vai por casa do vizinho. Os filhos da t'Elisa sabem tudo o que cheire ou soe a cuscuvilhice.
Neste momento sentem-se todos ultrapassados. E se a sua indignição não sobe de tom é porque finalmente a côr do seu coração preside aos destinos da terra.
Mas lá que chateia, chateia... Os "Bonzinhos d' Ajuda" foram murados. E preparam-se para grandes obras ali, sem que alguém saiba o que vai surgir.
Mais uma vez um local nobre da Cidade é esventrado e revolvido sem que o pessoal saiba o que ali vai surgir. A prática de resolver nos gabinetes sem dar cavaco a ninguém mantém-se.mantém-se. Tanto faz ser o PSD, como o PS, como agora a CDU, chegados lá acima a ligação às populações vai às ortigas.
E no entanto não custava nada pôr ali um boneco com o que se pretendia fazer. Ou se já não se foi a tempo, pôr o boneco do que se vai fazer. Não digo que isto se faça em todos os locais onde se constrói. Mas pelo menos em locais significativos ou significantes para as pessoas. Em locais onde está o nosso coração.Tudo menos assim!
Rompem-se-me os "tampos do pêto" por ter de dizer estas coisas. Mas este é o melhor favor que posso fazer ao executivo camarário. Acordá-los como diria o Fernando Lopes Graça. Senão tornam-se iguais aos outros.
As pessoas estão à espera de que vocês sejam diferentes. Não as desiludam.

7 comentários:

Anónimo disse...

Óh professor, se quiser publicitar o que vai fazer nas suas propriedades, publicite. Eu não quero publicitar o que vou fazer nas minhas nem autorizo que ninguém o faça por mim.
Agora que as actas das reuniões de Câmara são públicas, são! Que qualquer pessoa se pode dirigir aos serviços da câmara para lhe ser prestado esclarecimento, pode! A mim também me convinha que me pusessem toda a informação que preciso debaixo da porta. Infelizmente tenho que sair do meu portão e ir à procura dela. Sim, porque ela existe e é pública.

Anónimo disse...

Caro anónimo, o sr José Maria não vais sequer ler isto, penso eu de que!
Já agora a propriedade é sua?
Pois Peniche é meu e dos outros milhares que nele residem.
Eu não poderia nunca construir na minha propriedade privada algo que estorvasse, ou danificasse a beleza desta terra.
Na minha opinião ( e sou livre de a dar) o blogger em questão apenas referiu o que pensava....como é da liberdade dele, você caro infeliz optou por começar a vociferar...perdeu a razão e, julgo, é lixado perder a razão( se é que a teve em mãos alguma vez)!
Se planeia construir mais um edificio de arquitectura com aspecto de aborto, tenha então cuidado com as vozes do povo penichense...porque são capazes de abalar...e muito!

Anónimo disse...

Eu também se calhar não podia contruir, mas aposto que o outro Sr. pode e vai construir, como até já contruiu bem perto de outro bairro tipico da nossa cidade, e vai construir o que bem entender, não se importando com mais nada nem ninguém, mas é sempre assim, quem pode pode e quem tem dinheiro é que pode, sempre assim foi e sempre assim será, mas pelo menos hoje temos liberdade para poder dizer aquilo que pensamos, já no tempo da outra senhora não era bem assim, como alguns construtores que por aí andam bem gostariam que fosse

Anónimo disse...

3,14torro tem toda a razão. A CDU ganhou e tem o direito de fazer o que quiser. A propriedade privada deixou de existir. Pelo menos dos portões de peniche de cima para dentro é tudo nosso. Agora mandamos nós. Já não falta muito para serem instituidos os conselhos consultivos de bairro que passarão a apreciar todos os projectos antes de darem entrada na câmara ou no IPAR. Peniche voltará a ser belo. Vamos dar a volta a isto!

Anónimo disse...

Em teoria era muito bonito ver tudo discutido antes de ser construído. Mas venham lá ideias práticas. Como se faria isso sem se violarem as leis existentes?
Para além do mais, os modelos e as formas de publicitação e discussão de projectos de iniciativa privada estão bem explícitos e consagrados na Lei.
Por outro lado este é um projecto que para quem o tem seguido através dessas "formas oficiais" sabe que se vem arrastando há anos, já passou pelo IPAR (várias vezes). Existe farta informação disponível sobre ele. Mas pode a Câmara torná-la pública por outros meios sem ferir os direitos dos promotores? Não basta dizer umas coisas com as quais toda a gente concorda...

Anónimo disse...

basta dizer que parece que o anonimato é o método preferido dos penichenses( ou penicheiros se assim o preferirem, eu cá uso penicheiro de modo condescendente)
Tanta coisa anónima, senhores!
Anonimátos são fraquezas de espirito, eu cá gosto de brincar com os nicks para ver se alguém sabe quem sou....

mas vamos em direcção ao que interessa....."Pelo menos dos portões de peniche de cima para dentro é tudo nosso."
Se o senhor (ou senhora) que proferiu tal frase se tivesse identificado eu até lhe pagava uma bejeca....muito bem ,sim senhor....

Quanto ao facto de anunciarem publicamente o que vai ser construido no local referido, acho que não iria matar ninguém,na verdade apenas iria conferir um pouco de respeito ao " construtor" ou "dono do terreno", seja lá o que o senhor fôr!
Agora,mesmo que não o faça....por mim tudo bem, mas tenha cuidado ao destruir a zona em questão, eu já disse( e não é uma ameaça, é um aviso)que o povo penichense pode ficar magoado....e a riqueza pode não safar ninguém....ou não se viu o menino Sadam ser enforcado?!

Anónimo disse...

um aparte: ..."e vai construir o que bem entender, não se importando com mais nada nem ninguém, mas é sempre assim, quem pode pode e quem tem dinheiro é que pode, sempre assim foi e sempre assim será..."
Esses dias....acabam....esses dias...estão na cabecinha da malta, sério!