quinta-feira, março 15, 2007

CARTA ABERTA
À CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE

A NAU DOS CORVOS
Não. Não me refiro ao nosso “ex-libris” milenar. Refiro-me ao restaurante mandado construir há cerca de 50 anos na ponta mais ocidental de Peniche, no local onde em tempos existia o Posto Semafórico do Cabo Carvoeiro.
Obra do regime da época, atravessou ao longo do tempo vicissitudes várias, desde as péssimas utilizações ás borrascas mais violentas de temporais inesquecíveis.
Mandado edificar pela autarquia de António Bento foi sendo concessionado ao longo dos anos, embora a sua importância em defesa da Gastronomia de Peniche, tenha sempre ficado muito a desejar ao longo do tempo.
Encontra-se agora encerrado de novo e tanto quanto pude saber, irá abrir concurso para nova adjudicação ao seu funcionamento. O estado de degradação entretanto atingido é deprimente. Por fora podemos imaginar o que lá por dentro se pode encontrar. Algumas pessoas garantem-me que se abriram fissuras na sua estrutura, sendo que a viga central parece estar a ceder.
De novo a Câmara Municipal irá fazer novas obras que reponham condições de segurança e de funcionamento, para daqui a poucos anos voltar tudo ao mesmo. A minha proposta é que aquilo que ali está seja demolido definitivamente. No seu lugar seja criado um miradouro que permita uma visibilidade de toda a orla costeira que se estende de norte a sul. É fundamental que o Instituto da Água, mais o Ministério do Ambiente, por proposta da Câmara Municipal de Peniche assumam que o que ali está é uma aberração. É contra-natura. Do ponto de vista económico é um desastre para a Câmara Municipal de Peniche. Será sempre um sorvedoiro de dinheiro em recuperações, que nenhuma adjudicação irá saldar. (A propósito seria interessante saber-se, em quanto está aquele amontoado de detritos e, quanto a CMP já recebeu ao longo dos anos). E têm feito mais pela divulgação da cozinha tradicional de Peniche, outros restaurantes sem apoios significativos que este "monstro das bolachas".
Depois, do ponto de vista ambiental é um atentado grave à Natureza. Por último é perigoso do ponto de vista de segurança. Eu, estabeleço o seguinte pacto com a Câmara Municipal de Peniche. Se mandar limpar aquela casamata daquele espaço, eu voto na CDU nas próximas Autárquicas e comprometo-me a tudo fazer para que sejam reeleitos. Mais que isto não posso fazer. Este é o compromisso que eu assumo, para convosco e para com Peniche.

5 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que julgo saber a exploração do restaurante "A nau dos Corvos" foi adjudicada ao Diamantino das "Estelas", li isso numa das actas da Câmara disponiveis no site do município, não posso precisar qual.

Anónimo disse...

Exacto. Julgo haver umas "contas" a acertar. Quanto à demolição, estou totalmente de acordo com a oportunidade do momento. Entre outras razões, alinho pela da segurança os elememntos e o tempo não perdoam. Quanto ao voto na CDU, até lá,outras razões te irão levar a prometer o mesmo.Já percebi que não são o que diziam ou que ainda dizem. A ver vamos...

Unknown disse...

Isga-se, ó parente, andas-te a comprometer com votos por coisa “pouca”.
Bom, todo o meu “discurso” que se segue, será feito sem grande conhecimento da realidade actual da “coisa”, mas mesmo assim, arrisco:
Deixem-se de interesses economicistas.
Entreguem o espaço, mas com condições bem definidas, a cumprir.
Exemplos e sugestões:
A zona em questão é sem dúvida alguma, a melhor da cidade para observação de estrelas, astros e afins. Peniche tem muitos dias nublados? Tem. Mas tem outros muitos dias com excelentes condições para essa prática de observação que muita gente gosta.
De dia, há possibilidade de observar um movimento marítimo digno de registo. Há quem pague para ter acesso a isso.
A Berlenga está perto: ofereçam-se condições para observação da ilha.
Crie-se um Centro Interpretativo Ambiental. Bela localização para ter um.
Restaurante? Às tantas...
Valência de bar, sem dúvida.
Espaço cultural, porque não?
E porque não juntar isto tudo?
Nos Açores observam-se baleias e golfinhos.
Aí já observei (infelizmente) na noite escura, um navio encalhado entre o cabo e a Nau dos Corvos.
Há gente que paga para fotografar aviões.
Outros existem que não se importam de pagar para, com equipamento não muito caro, observar movimento marítimo e uma ilha excelente a poucas milhas.
Tudo, obviamente, acompanhado com informação credível, do espaço, da sua história, da história da própria cidade, mas não da forma que sempre se faz: o folheto inerte. Há tanta tecnologia à disposição e tanto programa governamental e europeu com dinheiro para tais iniciativas.
Entreguem o espaço a uma associação que se comprometa a fazer alguma coisa de jeito, nesse espaço.
E que tal um bar decente ou discoteca, a funcionar naquele espaço, durante a noite?
Incomodava algum morador?
Nem o hotel fantasma iria levar a mal.
Aproveitem o bom que tem.
Há tanta coisa que se podia fazer naquele espaço...
A própria ESTM, que tanto queria envolver-se com a comunidade em que está inserida, não consegue interagir com a sociedade penichense?
A Câmara, não tem capacidade para pensar e idealizar o que quer dali, sendo que poderia dar apoios e ajudar quem tivesse capacidade a ir buscar mais alguns, para se fazer daquele, um espaço nobre do concelho?
Quando falo em nobre, não falo de pseudo-VIPs. Falo de projectos e ideias capazes de proporcionar a quem visita aquele espaço, algo de diferente.
Ó parente, tu toma tino :-P

jp disse...

Parece que vem tarde a sugestão da demolição.
Mas por muito que eu preze uma boa almoçarada restauradora, reconheço que outras valências ficariam tão bem ou melhor neste local de eleição.
Quanto ao compromisso assumido, eu conto sair mesmo muito mais caro do que isso....

http://amigos-de-peniche.blogspot.com/

Anónimo disse...

A ideia do h.blayer é muito "gira".
Os interesses economicistas não interessam para nada... Serão sempre os mesmos paspalhos a pagar...
fartos de "elefantes brancos" está
este inferno cheio...
É por estas e por outras parecidas
que temos o déficit que temos, e são sempre os mesmos a apertar o cinto.Só para avisar que sou de direita ...