quinta-feira, março 22, 2007

CENTRO DE SAÚDE

Vou tentar ser curto e politicamente correcto.
- Porque é que quando se entra no Centro de Saúde se tem uma sensação de vazio no estômago?
- Porque é que são sempre intermináveis as filas de pessoas na recepção?
- Porque é que sempre que vou ao CS me parece que fico devedor de alguma coisa, como se não fosse um direito meu utilizar aqueles serviços?
- Porque é que sempre que vou ao CS, para tratar de um qualquer assunto, saio sempre de lá com uma crise de nervos?
- Porque é que existem pessoas que vão para lá às 4 e 5 da manhã para poderem ter uma consulta?
- Porque é que há médicos se são capazes de dormirem descansados, sabendo que existem pessoas ao frio e à chuva de madrugada à porta do CS para poderem ser consultadas por si?
- Porque é que uma pessoa que está com uma gripe e precisa de ser medicada, há-de ter que morrer com uma pneumonia, só para poder ter direito a ver um médico no seu (da pessoa? do médico) CS?
- Porque é que o CS para funcionar assim, precisa de um director? A D. Lurdes não é suficiente?
- Porque é que se faz uma manifestação com milhares de pessoas por causa de um entreposto de Urgências (nome que prefiro dar ao Hospital), e não se promove uma manifestação para obrigar aquela coisa a funcionar de forma eficiente e no respeito pelos direitos dos utentes?
- Porque é que só de falar e escrever sobre isto já me estou a passar dos nervos?
Termino antes que me dê uma coisinha má!

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Zé!
Ainda bem que paraste, pois não me apetece levar-te ao CS para seres atendido quiça daqui a uns dias...

Quando lá tenho de ir, levo umas pastilhas de Compensan para me aliviar a acidez no estômago.

Anónimo disse...

Tudo o que foi dito é verdadeiro, no entanto, o que mais me custa (que sou um dos milhares estudantes de saúde neste país, é ver e perceber o que vai para além do que is utentes vêm. Dói querermos ajudar no melhoramento da prestação de serviços de saúde e o próprio estado ignorar-nos. A minha escola (ESTeSL) tentou diversas vezes cooperar com centros de saúde das áreas circundantes, e o acesso foi-nos simplesmente negado. Portanto, por muito que nos custe admitir a Saúde é um negócio!!! E quantos mais a exercerem pior, quantos mais estiverem num dos vários locais. E assim, veda-se a entrada a quem quer tentar fazer algo.No entanto, como sou jovem e ainda sei sonhar... espero um dia conseguir ajudar no melhoramento destes serviços e se for na minha terra (Peniche) melhor ainda!!!

Deixem quem (ainda) tem garra dar forças a que já a perdeu.