domingo, março 11, 2007

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Num dos dias da semana que agora termina, Manuel António Pina (que não sei quem é), dissertava sobre o assunto epígrafe no “Jornal de Notícias” escrevendo:
“A ministra promete agora “restituir” a autoridade às escolas. Pode imaginar-se o que isso quer dizer através do exemplo de autoridade já dado pelo CE (Conselho Executivo) da Escola EB 2+3 de Maceda (Ovar), que, no caso de uma professora pontapeada, mordida e ferida no couro cabeludo pela mãe de um aluno, decidiu... pôr um processo disciplinar à professora.”
Isto dito desta forma parece dar razão aos que afirmam que a indisciplina e a violência grassam nas nossas escolas de forma perfeitamente natural. Parece também dar razão aos que pensam que tudo quanto de negativo ocorre sobre esta matéria é culpa dos vários Ministros em particular e do Ministério da Educação em geral. O sr. Manuel Pina, opina, dando a subtil indicação de que o CE em questão é formado por mentecaptos loucos e perfeitamente idiotas. Isto sem que nós saibamos mais nada sobre o assunto, sem ser aquilo que o dito cujo sr. afirma. Ele não diz que foi levantado um processo de inquérito para esclarecer a ocorrência. Diz que foi levantado um PROCESSO DISCIPLINAR à professora. Mas se assim é, é porque o inquérito apurou que para além das culpas próprias da mãe do aluno, o comportamento da professora também é merecedor de um procedimento disciplinar. Mas eu estou a tentar adivinhar... visto que o “PINA”, sem nos dar elementos para poder ajuizar, coloca a professora como vítima, a mãe da aluna como agressora, o CE como formado por doidos varridos violentos e nazis. Assim mesmo. Os Tribunais portugueses têm muito a aprender com estes analistas de trazer por casa, que juntam as funções de polícias, juizes e jurados. Como seria fácil exercer a justiça neste país se tivéssemos mais Pinas.
Também não é referido na notícia que não há CE sem eleições e que se este exerce funções nesta Escola, é porque foram eleitos pelo corpo docente. Portanto, parece que este CE sendo mandatado pelos professores para exercer as suas funções mais não fez que ser igual ao grupo que lhe deu origem. Por último é de referir que as sanções disciplinares fazem parte obrigatoriamente do Projecto Educativo da Escola, que é aprovado por toda a população escolar. Se aconteceu o que o PINA opina, aquele Projecto Educativo deve ser uma fonte de formação das juventudes hitlerianas, na sua versão mais dura.Isto tudo é ridículo demais quando os ignorantes opinam. Os termos em que esta análise é feita, é má demais para ser levantada em conta.

Sem comentários: