terça-feira, março 27, 2007

NOSTALGIA
Por entre os arcos vejo a figura da Gilda vendendo bilhetes. A D. Regina e o Zé Ginja, passando vigilantes e atentos.
Recordo as gargalhadas da minha avó a Guilhermina Baterremos a ver a Laura Alves na "Rainha do Ferro Velho". Revejo as cenas dramáticas da Guida Maria e da Eunice Munoz no "Milagre da Ana Sullivan".
Lembro a corrida de Quadrigas no "Ben-Hur" e os "10 Mandamentos". Lembro quando fui vir a heroína da minha infância "Sissi a Jovem Imperatriz" que de tal forma me deslumbraram que durante muitos anos me deixei arrebatar pela saudosa Romy Scheneidar. Aquela fila mais larga da 1ª Plateia com os habituais consumidores de cinema, entre os quais o meu pai, e a minha primeira vez de menino no 1º Balcão. Os intervalos que eram o pretexto maior para a frequência do bar e beber um pirolito com o dedo muito infantil a empurrar o berlinde. Recordo a morte do Carlos "Maluco" herói das muitas histórias que o meu pai contava e me encatavam pela sua imprevisibilidade e insensatez (hoje diriamos que eram histórias de "non-sense"). O Cinemar faz parte das recordações que levarei comigo. Não vou perdoar nunca a quem traíu o seu espírito.

Sem comentários: