quarta-feira, abril 18, 2007

CÓDIGO DE CONDUTA
na BLOGOSFERA
Os jornais do fim de semana passada noticiavam que os pioneiros dos blogs apelaram à instituição de um "Código de conduta" para os Bloguistas. No site de Tim O' Reilly: www.oreilly.com foi lançada a ideia, uma vez que o universo dos blogs se tornou tão extenso, que só um conjunto de regras aceite por iniciativa individual pode, cuidar de alguma confusão e mesmo desatino verbal em que se converteram algumas iniciativas.
São sete as regras propostas, a saber:
  1. Assumir responsabilidade pelo que se escreve mas também por comentários inseridos no blog
  2. Não permitir comentários inaceitáveis - difamações, violações dos direitos de autor, ameaças, assédios
  3. Não aceitar comentários anónimos. No limite aceitar pseudónimos. Pessoa que comenta deve enviar e-mail
  4. Ignorar ataques, inibindo-se o blogueiro de fazer qualquer comentário ou contra-ataque
  5. Antes de se fazer uma denúncia ou censura deve o bloguista tentar falar em privado com a pessoa
  6. Defender uma pessoa que esteja a ser injustamente atacada com comentários inaceitáveis
  7. Não escrever "on-line" o que não seria capaz de dizer à pessoa cara a cara à pessoa

São regras e princípios elementares mas mesmo assim discutíveis, até porque existe um um princípio geral que é o de que "quem cria regras limita". Mas convenhamos que existem situações perfeitamente insuportáveis para quem cria os blogs e que urge pôr a casa em ordem. Afinal, quem entra no meu blog é como se entrasse em minha casa, e em minha casa tenho o direito de instituir regras de convivência.

Ciente de que qualquer coisa tem de ser feita, iniciei desde hoje a minha adesão ao Código de Conduta Bloguista proposto, limitando o acesso de comentários no "CONVERSAR EM PENICHE" aos que se identifiquem por e-mail. Sei que isto irá limitar o número dos que participarão. Mas que diabo, quem não se quer identificar, também não está interessado em conversar. Quer é chicana. E para isso há melhores locais.

3 comentários:

JAM disse...

Concordo plenamente com esse "código de conduta" mas devemos estar cientes que são "regras" difíceis de executar...pelo menos algumas delas...
A tua decisão de "obrigar" a usar o login foi sábia....mas a maioria dos comentários até agora vinham dos dedos de comentadores anónimos....de modo que agora os comentários vão ser menos.

Unknown disse...

Um blog não se mede pelo número de comentários que tem.
Ter poucos (ou nenhuns) comentário não significa que não seja lido, falado e discutido, para além do espaço do próprio blog.

JAM disse...

Obviamente, Helder... mas um blog é sempre um bom espaço para a partilha de ideias relacionadas com o texto...