terça-feira, abril 10, 2007

O BOATO
É como o HIV/SIDA. Ataca todos por igual. De forma insidiosa. Estúpido e maldoso. Nem precisa de ser lançado de forma inteligente. Às vezes quanto mais pobre de argumentos, melhor. É utilizado como arma de arremesso. Quando falham todas as outras maneiras de denegrir uma imagem, uma ideia ou uma causa, lança-se o “BOATO”. De forma sub-reptícia. Basta uma “dica” dada na altura certa, à pessoa certa.
“- Disseram-me e pediram-me segredo que... Até me custa a acreditar. Mas parece que é verdade.” Essa pessoa diz a outra, que diz a outro e a história à medida que vai caminhando, vai ganhando novos contornos. Tal qual como o vírus que ao propagar-se ganha novas características, tornando cada vez mais difícil o seu combate.
O último “BOATO” de que tive conhecimento de tão estúpido até impressiona. Mas chegou ao meu conhecimento de forma dita tão naturalmente que até fiquei “abananado”. Aí vai ele: “Um anexo que foi colocado na Escola do Alemão, é o posto de vendas da empresa que ao lado está a construir um novo empreendimento de que aqui já falei”. Sic. Esta não lembraria ao diabo. Mas lembrou a alguém. Não tive dúvidas da razão da colocação daquele pré-fabricado. Estando a Escola do Filtro em obras e tendo sido colocados os seus alunos provisoriamente na Escola do Alemão, teria sido necessário aumentar a capacidade desta Escola. Confirmei a veracidade do que pensava ter acontecido. Desmenti o BOATO com a veemência que me é habitual, e que aqueles que contactam comigo bem conhecem.
Pedi aos serviços de Educação que colocassem no tal pavilhão uma informação sobre a sua utilidade. Mais uma vez não basta ir às actas da Câmara. Esta precisa de informar para se precaver. E os munícipes não têm que correr atrás das actas. Têm de ser informados e ponto final. O melhor antídoto contra o boato é uma informação eficaz. Sobre isso não tenho que dar lições aos que neste momento estão na Câmara. São especialistas na matéria.

12 comentários:

Anónimo disse...

O próprio executivo camarário deve andar bem identificado com uma placa bem grande à frente...e outra atrás! É que se ouve por aí dizer em jeito de boato que eles fazem parte da câmara municipal de outro concelho. E como há gente que acredita em tudo...mais vale não facilitar.

Anónimo disse...

Os boatos são o que de pior a sociedade tem, no entanto há boatos e boatos. Relativamente ao comentário anterior, há ainda outro boato que corre por aí: é que quem manda na Câmara de peniche não é o seu Presidente, mas sim o seu Vice-Presidente, vá-se lá saber porquê, talvez pelo modo como lá chegou, talvez por ser profissional da politica, talvez pelo modo como o anterior Vice de lá saiu, enfim, convinha também que alguém com responsabilidade explicasse isto, é que não foi neste vice que os penicheiros votaram (deu um salto de 4º para 2º), por alguma razão as listas estão ordenadas.

Anónimo disse...

Corre para ai outro boato de que em Peniche existem muitos cobardes....
dá para constatar aqui mesmo, basta olhar para cima do meu comentário e ver que 2 em 2 são feitos por "anónimos"....
Boatos são lixados.....cobardia....é pior , meus senhores.

Narciso disse...

3.14torro, não é propriamente um nome que identifique bem uma pessoa

Anónimo disse...

ah, não?....Para muitos será suficiente.....sou sempre críptico....gosto de dar trabalho,digamos que escrever unicamente o nome próprio e ainda por cima em minúsculas também não é propriamente um nome que identifique bem uma pessoa.....sempre ouvi dizer: Marias, há muitas. Agora, em relação ao meu nick, facilmente descodificado, leva a uma resposta clara....

Narciso disse...

Mas eu não faço questão em ser identificado. Não ando é a chamar cobarde a quem não se quer identificar ou não se quer dar ao trabalho de se registar no blogger.
Com essas capacidades de criptologia devia ir trabalhar para a CIA.

Anónimo disse...

Outra coisa! Você já viu em algum comentário o nome da pessoa que o escreve começar por maiúscula?
Coincidência?

Anónimo disse...

Eu cá identifico-me!! BI 10193221.
O 3,14torro já tem experiência em cobardia, talvez até seja licenciado como o outro! Agora metam o KGB a investigar!

Anónimo disse...

Explica-se facilmente um boato ao ler estes comentários.....
Como se vê, é até bastante simples chamar a atenção...basta um simples comentário....agora imaginemos se fosse um boato
Não vale a pena chamar o KGB....já aqui temos muita gente interessada...

Unknown disse...

Ena, tanto anónimo!
Já não via tanto exemplar desta espécie desde os tempos do Peniche-DIRECTO! :)

Anónimo disse...

E por que não voltar a ter o Peniche-Directo??

Anónimo disse...

Pois, Blayer, tanto anónimo (uma espécie que em peniche não deixa de existir....estão sempre à espera da próxima tempestade para sair da toca).
Mas pronto, já não há tanto Peniche-Directo, ficamos com Conversar em Peniche....