terça-feira, abril 03, 2007

ESTOU FURIOSO
Mais de um mês já passou e as obras na Ponte Velha continuam sem fim à vista.

O respeito que a edilidade tem por mim enquanto cidadão, é nenhum. Eu devo ser informado porque é que um caminho público que utilizo regularmente me foi interdito. Eu tenho o direito de saber por quanto tempo é previsível que as obras se mantenham.
Peniche tornou-se uma terra sem gente que se indigne. Hoje somos um povo cinzentão e sem capacidade de exigir. Cada vez mais nos habituamos a esta “doce paz podre” boa para os políticos no poder que no imediato colhe sem oposição, mas que no futuro acabará por ser sinal da sua insolvência. Julgo que as pessoas que estão na política pensam que esta é uma boa forma de governar. Sem que os critiquem, sem que sejam exigentes com eles, sem que lhes peçam contas do que andam a fazer. Sabe-lhes bem esta apatia e sonolência. Só que o futuro se encarregará de lhes mostrar, ou aos que lhe sucederem que a morte lenta é a pior das mortes.

Reparem na capacidade de mobilização que vemos por esse país fora, quando se “toca” em valores que as populações consideram invioláveis e o que acontece em Peniche (Concelho).
Somos cada vez mais um povo ao sabor do vento (das marés) e sem capacidade de resposta em relação aos que nos atropelam valores e direitos mínimos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um cidadão que se respeite a si e aos outros tem também ele o dever de se informar. Se não cumpre com um dos mais básicos dos seus deveres cívicos, pode considerar-se que caiu na “doce paz podre” a caminho da morte lenta da sua cidadania.
Um cidadão assim vai mesmo ao sabor dos ventos e das marés. Este é um tipo de cidadão que não tem sequer capacidade de mobilização para ler uma acta da câmara...
Pode sempre questionar-se se não deveria existir uma coisa tipo "apoio informativo domiciliário" patrocinado pela misericórdia.
Mas era merecido um catrapáziozinho na Ponte Velha com uma explicação básica, ó Jorge! ; )

Anónimo disse...

Um cidadão que se respeite a si e aos outros tem também ele o dever de se informar.
....Mesmo? Curioso, pensava que não era assim, mas também como o nada fazer atingiu Peniche há tanto tempo....se calhar também fui atingido pela "doce paz podre" como dizem....
Mas o que eu não gosto mesmo é de anonimato.... tenho medo de fantasmas....sei lá.
Mas pronto, já que há gente sem coragem ( ver texto acima), vou permanecer anónimo, pela piada da coisa...

Anónimo disse...

Concordo com aquilo que o professor aí escreveu e que já ouvi também de outras pessoas. Só não compreendo o porquê de tanta seleuma nos comentários dos anónimos. Parece-me um quanto legítima a preocupação do professor mas tudo bem. A alguns faz-lhes uma certa comichão serem criticados, mas compreende-se, a falta de experiência ainda é alguma, vão lá com o tempo concerteza.