domingo, agosto 05, 2007

CARTA ABERTA AO EXECUTIVO MUNICIPAL
Ao remexer em algumas coisas fui encontrar o crachá comemorativo dos 350 anos de elevação de Peniche a Vila e sede do Concelho que o meu pai me ofereceu quando eu fiz 21 anos. Esse crachá foi mandado fazer pela Câmara Municipal em 1959 para celebrar a efeméride. Os velhos como eu, ou os ainda mais velhos, recordam que durante algum tempo a Praça jacob Rodrigues Pereira, rinha na placa central desenhado em calçada portuguesa o brasão da Vila e a data da sua elevação a sede de Concelho. Só que veio um outro executivo e mandou retirar tudo aquilo e fazer o desenho daquele "mamarracho" que ainda hoje ali existe. Enfim, mudanças de executivo, mudanças de arranjos urbanisticos.Foi nessa altura que me ocorreu enviar esta Carta ao Sr. Presidente da Câmara e ao executivo CDU. De facto no dia 20 de Outubro de 2009 celebram-se 400 anos desse acontecimento, o que torna essa data credora de uma comemoração preparada com o tempo adequado para a dignidade que é exigida.
Se venho por este meio recordar esta data e com toda esta antecedência, é porque estou familiarizado com certos conceitos utilizados nesta terra, nomeadamente o de deixar acontecer coisas e depois dizer que nem delas se recordam, ou levantar propostas de realização como se de estandartes se tratassem. Já que eu estou longe desse tipo de protagonismos, por razões de saúde e de vontade pessoal, aqui vai este reavivar de memórias, na certeza de que o que for feito será o melhor para a cidade de Peniche e o seu Concelho.
Os “donos” da nossa história local ficarão descalços, mas com isso Peniche só terá a lucrar.

Sem comentários: