terça-feira, agosto 07, 2007

QUERIDA SEGURANÇA (ou falta dela)
Nos últimos 15 dias tem havido na nossa terra um número inusitado de incêndios em contentores de lixo. Recuso-me a classificar os que têm promovido tal actividade, por me faltar linguagem adequada para os classificar. Nem o “puro vernáculo” de meu pai chegaria para tal. Penso mesmo que o que falta para fornecer uma boa dose de educação cívica a tais “energúmenos” será uma boa dose de pau de marmeleiro nos costados. E depois digam-me que não é democrático.
Mas independentemente destes atentados criminosos, não deixa de ser verdade que não podemos criar condições para que estas coisas ocorram. Ora o que se passa num prédio devoluto no cruzamento da Rua Marquês de Pombal com a rua Garrett, é precisamente o de criar condições para pôr em perigo os cidadãos.O prédio aguarda licenciamento para construção, mas enquanto tal não ocorre, portas derrubadas como a que vemos na foto, são um convite ao vandalismo. Um incêndio ali provocado, dadas as condições do imóvel, serão um rastilho de pólvora com todas as condições para se propagar aos imóveis vizinhos, com todas as consequências que se adivinham.
A Câmara Municipal pode solicitar aos proprietários que bloqueiem potenciais focos de perigo, ou estes mesmo por sua iniciativa o podem fazer. Vá lá… Não custa nada. Diluam o preço dos tijolos e do cimento na venda do prédio em propriedade horizontal.
Nós agradecemos.

Sem comentários: