sexta-feira, agosto 31, 2007

OPORTUNISMO, DEMAGOGIA E… ISENÇÃO
1. Uma funcionária do Estado requisitada a um dado serviço, vai desempenhar funções noutro local;
2. Passado algum tempo usando a situação de destaque que lhe foi conferida no local onde se encontra, desata a criticar a forma como a tutela concebe a política para a qual foi destacada;
3. O dirigente máximo do serviço aguarda que a Comissão de Serviço se aproxime do seu termo e nessa altura informa a funcionária que não lhe renovará o seu destacamento;
4. A funcionária (pessoa de nível intelectual acima da média) começa a pescar em águas que não são suas e a solicitar apoios para uma causa que não existe, de facto e de jure;
5. Vem um candidato a primeiro-ministro (mais conhecido pelo meia-leca) e começa numa de solidariedade com a dita cuja funcionária, esquecendo que o Estado mais não fez que afastar, quem não respeitou o dever de lealdade que o Código de Procedimento Administrativo lhe exige; 6. Esquece o meia-leca que se for Governante não pode aceitar que alguém que nomeia para executar as suas directrizes, o critique e faça disso uma bandeira;
7. Esquece o “coisa-pequenina” que se esqueceu de manifestar solidariedade ao nosso Nobel, quando o seu Governo vetou um dos livros pelos quais Saramago foi galardoado pela Academia Sueca;
8. Esquece o “insignificância” que quem semeia ventos colhe tempestades e que nem toda a gente neste país é esquecida e burra; Até aqui falei de OPORTUNISMO E DEMAGOGIA, importa referir a análise isenta e honesta de José Pacheco Pereira sobre este assunto que aconselho vivamente aos que lerem esta crónica. http://abrupto.blogspot.com/

quinta-feira, agosto 30, 2007

RUAS DE PENICHE
Este é um dos momentos em que tudo quanto se possa dizer, fica aquém da beleza dos signos...

quarta-feira, agosto 29, 2007

CÂMARA CLARA
Roubei o título desta crónica a Roland Barthes. Ninguém como ele definiu para mim o valor da fotografia de forma tão intensa.Quando passei e vi esta rua, passaram por mim naqueles fugazes instantes mil perplexidades. Desde logo a luz. Intensa no seu contraste com a sombra que irradia. Depois a figura difusa escondida no chapéu. Uma dolorosa imagem que se perde no fim de tarde. Sou só eu e aquela rua.
Por último (mas o mais importante) aquela folha de papel. Uma mancha desnecessária na limpeza da rua. Vejo o asfalto limpo, asseado, sem mácula. E só aquela mancha branca inverte valores sujando o negro da rua. O claro-escuro. O preto e o branco. O positivo e o negativo. Perdem aqui o significado primeiro, tornando-se na sua forma última o objectivo definitivo da câmara.

terça-feira, agosto 28, 2007

PATRIMÓNIO URBANO

domingo, agosto 26, 2007

EPC MORREU
PORTUGAL CONTINUA A EMPOBRECE
Este fim-de-semana morreu mais um nome grande do pensamento português. EDUARDO PRADO COELHO. Com 63 anos (1944/2007) o inesperado da sua morte colheu amigos e inimigos (ou deverei dizer antes, adversários) de surpresa. Filho de um outro Professor Universitário (Jacinto Prado Coelho), terá sido porventura um dos últimos grandes provocadores do século XX a desaparecer.
EPC percorreu polemizando todo o ideário português. Homem de letras, ensaísta, professor universitário, cronista, político qb, deixou uma obra literária de análise e crítica que está por estudar. Quantas pessoas se podem dar ao luxo de se tornarem conhecidas quando são referidas pelas iniciais do seu nome?
Homem de esquerda, passou militantemente pelo PCP e pelo PS, até não ver em perigo a sua liberdade individual que os partidos tendem sempre, inevitavelmente a pôr em causa. Daí que tivesse dado pontualmente o seu apoio a Miguel Portas e ao BE, ao General Ramalho Eanes e até a Aníbal Cavaco Silva.
As suas “deambulâncias” pela esquerda são sempre em busca do seu eu social. Gostava de gostar e amar era o seu ofício. Viveu com um sentido mais duradouro pelo menos com quatro mulheres e, as mulheres foram de certo modo uma fonte inesgotável de capacidades para o seu ofício de Amante.Polemista extraordinário, ficaram no imaginário de muitos a ternura firme com que defendia os seus pontos de vista, quer fosse em polémicas com o Cardeal D. José Policarpo, quer com outros homens de letras que o acusavam das suas incursões por tantos temas, da literatura à moda, da música ao Futebol. EPC foi o Homem do pensamento global.
A sua figura e a sua verve e as suas polémicas vão fazer falta nos nossos Jornais e Revistas. Eu fico com ele nos meus recortes e nos meus livros. Até já.

sexta-feira, agosto 24, 2007

REFLEXÕES II
Começo hoje onde terminei a última “postagem”: Mas de todos os dados que hoje vos trago, o mais relevante de todos é que, para mais de metade da população de Peniche é irrelevante quem concorre, ganha ou perde eleições. É o venha o diabo e escolha, levado às últimas consequências.
Vejamos os resultados eleitorais nos três últimos escrutínios, que são os que mais importantes se tornaram no nosso Concelho pelas mudanças de atitudes que se verificaram nos eleitores:
1997
PS – 4975 (41,29%)
PCP-PEV – 2566 (21,30%)
PPD/PSD – 3892 (32,30%)
CDS/PP –

2001
PS – 4498 (39,42%)
PCP-PEV – 3349 (29,35%)
PPD/PSD – 2865 (25,11%)
CDS/PP – 324 (2,84%)

2005
PS – 3548 (28,72%)
PCP-PEV – 4724 (38,27%)
PPD/PSD – 3362 (27,22%)
CDS/PP – 227 (1,84%)

Um primeiro dado é o de que desde 1997 que o PS vem a perder eleitores numa lógica que não se revê nos resultados eleitorais deste partido a nível Nacional. O PS ganha a Câmara em 1997 e logo a seguir em 2001, mas já aí perde 477 votantes. Daí para 2005 quando o PCP ganha as últimas autárquicas, perde mais 950 votos. Entre 1997 e 2005 são 1427 os eleitores que se manifestam desiludidos com o PS local e deixam de lhe dar a sua confiança.
O inverso acontece com o PCP. Até parece o princípio dos vasos comunicantes. De 1997 para 2001 ganha a confiança de mais 783 eleitores. E de 2001 para 2005 quando conquista maioria eleitoral o PCP consegue atrair mais 1375 votantes. De 1997 para 2005 a votação no PCP cresce em 2158 votos.
O PPD/PSD desce substantivamente de 1997 para 2001 (-1027 votos). Em 2005 recupera ligeiramente (+497 votos) mas isso não é suficiente para lhe dar a hegemonia de outros tempos.
Quanto ao CDS/PP não passa de um partido político residual em eleições autárquicas. Em 2005 é maior o número de votos brancos (296), que o número de votos neste partido.

Significativo é o facto de que os representados que ganharam as últimas autárquicas, representam 20,7% dos recenseados o que por si só é elucidativo do grau de abandono a que está votada a causa pública.
QUANDO NOS INSURGIMOS CONTRA A INCOMPETÊNCIA DOS AUTARCAS, MELHOR SERIA QUE NOS INSURGÍSSEMOS CONTRA A NOSSA PREGUIÇA E O NOSSO RELAXAMENTO.
Abandonámos os nossos interesses e as nossas causas colectivas. E mesmo os que aparentemente se interessam, não conseguem transmitir para o exterior uma ideia de confiança e de esperança.

quinta-feira, agosto 23, 2007

REFLEXÕES I
- Quando circula nos ares um certo tipo de histórias de mal dizer;
- Quando se dá por certas pessoas a estrebucharem com pouca vontade de se redimirem ou de fazerem a sua autocrítica;
- Quando se vêm algumas personagens em bicos de pés;
Parece-me ser a hora de reflectir. De voltar atrás e (re) pensar no que aconteceu. E porque as coisas acontecem assim e não de outra maneira. O David Mourão-Ferreira perante a queda eminente do avião, atirou-se de mergulho para Deus. Eu prefiro consultar dados estatísticos e com a razão tentar ler para além do imediato.
Leiam por favor comigo:
Nas últimas duas Eleições Autárquicas, no Concelho de Peniche os dados gerais foram os seguintes.
2001
Inscritos – 22 441
Votantes – 11 411 - 50,85%
Brancos – 238 – 2,09%
Nulos – 137 – 1,20%
2005
Inscritos – 22 798
Votantes – 12 352 – 54,18%
Brancos – 296 – 2,40%
Nulos – 192 – 1,55%
Para não ser maçador com os números diria desde já que no concelho de Peniche não é relevante o número de votos BRANCOS e NULOS.
De 2001 para 2005 (4 anos) aumentou em 357 o número de Inscritos, e em 941 o número de Votantes.
MAS DE TODOS OS DADOS QUE HOJE VOS TRAGO, O MAIS RELEVANTE DE TODOS É QUE PARA MAIS DE METADE DA POPULAÇÃO DE PENICHE É IRRELEVANTE QUEM CONCORRE, GANHA OU PERDE ELEIÇÕES. É O VENHA O DIABO E ESCOLHA, LEVADO ÀS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS.

quarta-feira, agosto 22, 2007

AMBIENTE
Existe em Peniche uma política de ambiente? Existem no meu concelho entidades que pugnem (e lutem) pela defesa do ambiente?
Talvez fosse importante saber o que é a defesa do ambiente.
Quando vemos o que se passa em termos de suiniculturas na ZONA INDUSTRIAL DO VALE DO GROU, isso é zelar pela defesa do ambiente?
Quando vemos a lixeira em que se tornou a envolvente do RESTAURANTE NAU DOS CORVOS, isso é defender o ambiente?
Quando vemos a proliferação de cheiros nauseabundos que se instalaram em Peniche à volta de algumas Unidades Industriais, isso será defesa do ambiente?
Quando vemos os imensos PARQUES DE ESTACIONAMENTO AUTOMÓVEL (gratuitos) em que se tornaram os velhinhos Campo da Torre e o Largo 5 de Outubro, isso é defender o ambiente?
Se tudo isto se passa de forma impune e sem que algum grupo de pressão de carácter cívico, erga a voz para se insurgir, então é porque tudo está bem. O Concelho de Peniche tem o que, e quem merece. Definitivamente.
E Vivam as danças de Salão!!!

terça-feira, agosto 21, 2007

E SE HOUVER UM INCÊNDIO...
...OU UM SISMO?

domingo, agosto 19, 2007

MÉDICOS PORCOS, DOENTES INFECTADOS
No dia 13 do corrente mês de Agosto, o Jornal de Notícias noticiava que o número de infecções hospitalares no Hospital de S. João no Porto, tinha baixado de 2005 para este ano de 19% para 12,5%, colocando junto a cada cama dispensadores de solução alcoólica desinfectante e formando clínicos e corpo de enfermagem e auxiliares para a limpeza das mãos antes do contacto com cada doente.Quando o Ministro da Saúde afirmou “preto e no branco” muitas das infecções nos hospitais existiam porque “há muitas mãos que não são lavadas”, isto pareceu à Ordem dos Médicos “curto e grosso”. Afinal, parece que não é assim tão curto nem tão grosso.
O que me parece estranho é que seja necessário dizer a um técnico de saúde (médico ou não), que deve lavar (desinfectar) as mãos entre dois pacientes.O que me parece estranho é irmos a uma consulta (particular) de um médico de doenças de pele, e o consultório não tem lavabos nem aparelho de desinfecção. E não é por isso que não pagamos entre 50 a 150 euros por consulta.
O que me parece estranho é a ASAE não inspeccionar os lugares onde se realizam actos médicos, para fazerem a verificação das condições higieno-sanitárias em que se realizam.O que me parece estranho é a Ordem dos Médicos e os Sindicatos dos trabalhadores da Saúde não determinarem que o exercício de funções dessa natureza sem os cuidados de Higiene minimamente exigíveis de forma reiterada, conduzirá à perda da carteira profissional.
O que me parece estranho é que seja pensável que em pleno século XXI, algum trabalhador da Saúde pode executar um qualquer acto profissional sem lavar as mãos primeiro.

sábado, agosto 18, 2007

RELIGIÃO, POLÍTICA E PUDOR
É um facto indesmentível que desde que os americanos e ingleses chegaram ao Iraque, tem morrido incomparavelmente mais gente que no tempo do ditador Sadam.Contam-se por muitos milhares os iraquianos, ingleses e americanos que têm sido mortos e estropiados unicamente para permitir que os EUA e os grandes do capital internacional, possam encher as carteiras com o ouro negro daquela região do globo. Muitos mais do que aqueles que o Regime ditatorial de Sadam tinha feito em tantos anos.
Em nome da “Democracia”, temos vindo a observar a limitação de Liberdade de povos e regiões inteiras. Os Direitos Humanos são espezinhados. Os presos são barbaramente humilhados pelos arautos da Paz e da Liberdade.
Acredito que o Bin Laden e os seus correlegionários são uns miseráveis defensores do ódio e da miséria humana. Mas o Bush e o Blair são iguaizinhos. São todos face da mesma moeda. Por cá também temos os nossos títeresinhos. Porque outro nome devemos designar o Sr. Durão Barroso? Tão pronto em defender o entendimento entre os que se preparavam para ocupar militarmente o Iraque, e agora nem uma palavra se ouve da sua “boquinha de cherne”, para dizer que estava errado. E a demitir-se de todas as suas funções políticas. Quem avaliza aquela miséria a que assistimos diariamente, devia-se auto-proibir de mais alguma vez poder repetir um erro semelhante.
Mas alta política e pudor não andam de mãos dadas.E agora vem o retoque final. O Sr. Blair parece estar interessado em converter-se ao catolicismo. Este é um toque subtil de mestre, digno de um da Vinci ou de um Miguel Ângelo. Fez o que fez, agora converte-se, confessa-se, mostra arrependimento, comunga e é perdoado.Assim se ganha o céu, depois de conquistar o Iraque. Amem!!!
Oremus
PS: O que se diz para estes figurões, é válido para os imitadores baratos que vemos proliferar em todos os cantinhos deste nosso Portugal.

sexta-feira, agosto 17, 2007

ROSTO(S)
No anfiteatro da "Parreirinha" integrada nas actividades da Semana da Juventude, assistia-se a uma aula de "Dança do Ventre". Mais que a actividade em si mesma, o que surpreendia era a "coragem" e o "à-vontade" das jovens aprendizas.
De entre a assistência destaco este contraste, com o mesmo olhar de nostalgia. Nos olhos de uma o "tempo" que não lhe permite a tarefa aliciante. Nas outras "os-olhos-que-querem-mas-que-a-razão-não-permite". A beleza persiste para além da angústia.

quinta-feira, agosto 16, 2007

21 ANOS A minha Maria faz hoje 21 anos. Durante muito tempo esta idade era uma marca mítica na vida de uma pessoa. Era com 21 anos que um jovem atingia a maioridade. Era com 21 anos que um jovem se emancipava da tutela dos seus progenitores.
Para mim que sou doutro tempo, os 21 anos ainda me tocam profundamente. Não que alguma coisa de substantivo se vá alterar. Mas c’um raio, 21 anos são, 21 anos!
A minha menina cresceu num instante. Ainda há tão pouco tempo ela era uma menina linda, gordinha e de trancinhas e, agora, é uma mulher linda de morrer. E depois é tão boa menina. Refilona, mas não pode fugir à sua costela de “Baterremos”. Boa estudante, perseverante, com uma capacidade de estudo verdadeiramente notável. Julgo que o meu pai se a conhecesse sentiria nela um grande orgulho.
Mulher de causas, a actividade que desenvolve na Associação de Estudantes da sua Faculdade e na Assembleia Municipal de Peniche, tornam-na a herdeira directa do Avô Benjamim e do Avô Álvaro.
Foi lindo o dia em que te dei a mão para entrares pela 1ª vez na Escola. Na velhinha Escola do Filtro onde a tua mãe também andou. Ver a tua capacidade de entrega à Escola e à Professora foi uma esperança para todos nós. Depois ver a tua integração na Escola da Atouguia. Onde aprendeste a ser adolescente. O 5º D. O 9º A. Que bom foi perceber que eras aluna por inteiro da tua Escola e não por seres a “filhinha do papá”.
Regressares à Escola a Peniche foi uma etapa natural. Uma antecâmara do que preparavas para quando optasses por aquilo que querias que fosse o teu futuro. Tens-me dado uma trabalheira de todo o tamanho. Não tem sido fácil ser teu pai. Mas também essa aprendizagem só tem sido possível por seres a pessoa que és.Apareces-me agora a dizer que já pensas em mais alguém além de ti. Essa tem sido a parte pior. Ando aqui eu a preparar-te para seres livre e já tu estás a pensar em amarras… Eu sei que é a ordem natural das coisas. E à parte o “rapaz” ser do Sporting, não tenho nada contra ele.
Como tens crescido minha querida. Recordo que antes de nasceres a minha Anita dizia para mim: “Gostava que se fosse uma menina um dia dissessem, ali vai a menina da Anita”. E é isso que hoje acontece. A minha menina é a menina de sua mãe. A Maria está de parabéns. Com ela estamos todos nós.
Um beijinho grande minha querida.

quarta-feira, agosto 15, 2007

MAS QUE COISA MAIS LINDA…Nem só o que é menos bom (ou é mesmo mau) nos surpreende. Há coisas com que deparamos em Peniche que nos enchem de ternura e nos soltam os sonhos de criança que se recusam a morrer dentro de nós.Na loja do Sr. Bernardino junto a S. Pedro, está em exposição uma miniatura da Igreja do mesmo nome na hora da saída da Procissão de Nª Sr.ª da Boa Viagem. O trabalho é da autoria do CARLOS CARDEAL, que exerce a profissão de barbeiro na mesma rua, um pouco mais à frente. Julgo poder dizer que a deslocação à montra onde o trabalho é exposto é quase obrigatória para quem gosta de ver coisas que merecem a pena. Elogiar é preciso.Ao pálio por mais que me esforce, não consigo perceber se os representados são os mesmos que dias antes figuraram ao vivo e a cores na cerimónia litúrgica em representação. Mas isso são já contas de outro rosário.

terça-feira, agosto 14, 2007

A INCÚRIA PROLIFERA
R. dos Hermínios. Junto ao antigo “Escondidinho”. Um prédio que em tempos foi pasto de um incêndio que o deixou em estado de semi-ruína. A parte não ardida vai-se desmoronando a pouco e pouco, e tornou-se um viveiro de “bichezas” das mais diversas “etnias” e de uma biodiversidade botânica que ameaça de forma trágica a saúde pública. Os maus cheiros são uma constante. A possibilidade de um novo incêndio tornou-se um facto e se noutra altura não houve consequências trágicas, pode ser que agora com tudo mais velho e mais “dinamitado” haja melhor sorte.Aquele quarteirão está a caminhar para um desastre, bem à vista de toda a gente.
Só a “Maria da Luz” se parece preocupar com o que poderá vir a acontecer se aquela “estância de turismo bichanal” desaparecer. Solicita assim de forma soft e cândida, algum pudor às empresas de catering. Esta minha terra está a tornar-se mesmo surreal.PS: Vão daqui sem qualquer conexão com o corpo da notícia de hoje, os meus votos de rápidas melhoras ao Senhor Presidente da Câmara, vítima de queda da sua montada, na burricada da Festa de Ferrel. “Quem cuidados tem, em burros não deve montar”. É um princípio a ter em conta de futuro.

segunda-feira, agosto 13, 2007

6ª FEIRA (SEM SER 13)
Na passada 6ª feira, dia 10 de Agosto. Av. das Escolas. 17 45 horas. Alguém, um senhor de provecta idade (que se distingue na 2ª Foto), precisou de ir tratar de assuntos na Florista. Sem preocupações parou o carro onde vemos. Tratou do que tinha a tratar. Demorou cerca de 10 min. O trânsito teve de mudar de sentido. Feito o que tinha de fazer, lá arrancou de novo e foi à sua vida.Este acontecimento simboliza bem o regime de impunidade que se vive em Peniche no que ao Trânsito diz respeito. As pessoas deixaram de sentir o menor sentido cívico de vida. É cada um a “safar-se” como pode. Circula-se em sentido proibido. Estaciona-se onde apetece.
As pessoas sabem que não lhes acontece nada. E isto é tão grave, que quando a polícia intervém num ou noutro caso, sente-se essa atitude como puramente aleatória e puramente persecutória. Não é uma atitude concertada em que sentimos que atinge todos. E nessa altura tomamos como injusta a medida que nos atinge, porque é individualizada e não generalizada. Os sinais e regras de Trânsito são letra morta em Peniche. Esta é uma forma de se perder credibilidade como outra qualquer. Lamento profundamente escrever isto.

domingo, agosto 12, 2007

A MINHA HOMENAGEM - MIGUEL TORGA
NOS 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO1907/1995
Transmontano - Escritor – Homem de Letras – Médico
De seu nome ADOLFO CORREIA da ROCHA

Não é fácil gostar de Miguel Torga. O Homem é granítico. O Artista é impenetrável. Não faz cedências a ninguém. Enquanto médico distribui consultas gratuitas pelos que precisam. Enquanto potencial candidato ao Nobel, nunca o viram ter um aceno de simpatia para o conquistar. Iberista convicto, é intelectual e culturalmente um dos transmontanos mais agarrados ao sentido pátrio de viver. Socialista por convicção nunca emprestou o seu nome a partidos ou a políticos. Tenho a íntima convicção de que Torga tem acumuladas em si, (como Antero) todas as condições para ser esquecido. No entanto todos seríamos menos sem ele. Em Torga cumpre-se o Fado mais uma vez. 1907(12 de Agosto): Nasce Adolfo Correia da Rocha em S. Martinho de Anta (distrito de Vila Real). - 1920: Emigra para o Brasil. - 1925: Regressa do Brasil. - 1927: Fundação da "Presença" em que colabora desde o começo. - 1928: Ingressa na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Ansiedade, primeiro livro, poesia. - 1930: Deixa a "Presença". - 1931: Pão Ázimo, primeiro livro em prosa. - 1933: Formatura em Medicina. - 1934: A Terceira Voz, prosa; passa a usar o pseudónimo Miguel Torga. - 1936: O outro livro de Job, poesia. - 1937: A Criação do Mundo - Os dois primeiros dias. - 1939: Abertura do consultório médico, em Coimbra. - 1940: Os Bichos. - 1941: Primeiro volume do Diário; Contos da Montanha, que será reeditado no Rio de Janeiro; Terra firme, Mar, primeira obra de teatro. - 1944: Novos Contos da Montanha; Libertação (poesia). - 1945: Vindima, o primeiro romance. - 1947: Sinfonia (teatro). - 1950: Cântico do Homem (poesia); Portugal. - 1954: Penas do Purgatório (poesia) - 1958: Orfeu Rebelde, poesia. - 1965: Poemas Ibéricos. - 1981: Último volume de A Criação do Mundo. - 1993: Último volume do Diário (XVI). – 1995(17 de Janeiro): Morre Adolfo Correia da Rocha.À POESIA
Vou de comboio…
Vou
Mecanizado e duro como sou
Neste dia;
- E mesmo assim tu vens, tu me visitas!
Tu ranges nestes ferros e palpitas
Dentro de mim, Poesia!
… … …
Poeta sou e a ti me escravizei,
Incapaz de fugir ao meu destino.
Mas, se todo me dei,
Porque não há-de haver na tua lei
O lugar de menino
Que a fazer versos e a crescer fiquei?
… … …
Musa bela, terrível e sagrada,
Imaculada Deusa do condão:
Aqui vou de longada;
Mas aqui estou, e aqui serás louvada,
Se aqui mesmo me obriga a tua mão!

sexta-feira, agosto 10, 2007

RESCALDO
Muita gente a queixar-se de que a praia estava impossível com as multidões que se acumulavam. Os estacionamentos foram o que foram. Ganhou a lei do mais forte. O Campo da Torre, o Largo 5 de Outubro, Peniche de Cima, tudo foi pouco para tanto carro e tanto desordenamento.
A festa já lá vai. Com ela os primeiros dias de Agosto. Peniche por uma semana converteu-se numa terra sem rei, nem roque. No entanto vi coisas muito lindas.
Desde logo tive a visita do André e da mãe dele. Que me deleitou.
Encontrei muitos amigos que não via à “bué”. Vi coisas que Deus antes de me levar lá para onde tenho de ir, quis que eu visse. Para me maravilhar.
A Festa de Nª Sr.ª da Boa Viagem tem destas coisas.
Aqui deixo fotos de parte das festas. Da procissão dos “ricos” e da procissão dos “pobrezinhos”. Desta última sem direito a imagem. Mas cheia de feeling no coração dos penicheiros de Peniche de Cima.
Até para o ano.
Nª Srª da Boa Viagem, queremos a URGÊNCIA NO HOSPITAL...
Valei-nos Nª Srª da Ajuda!!!!!!!!!!!!