quinta-feira, janeiro 24, 2008

URGÊNCIAS EM PENICHE…
…TUDO COMO DANTES
Transcrevo o COMUNICADO do Ministério da Saúde sobre este assunto:
“O Ministro da Saúde recebeu esta manhã (22.01.08) o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Dr. António José Correia, para apreciação da situação do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo, quer quanto ao seu desenvolvimento geral, quer quanto à sua integração num conjunto hospitalar mais vasto, quer quanto à organização dos serviços de urgência/emergência.
Da reunião havida, resultou acordo que se define nos termos seguintes:
1. A Câmara Municipal e o Ministro da Saúde acordaram no desenvolvimento do Hospital para melhorar a cobertura das populações da sua área de referência. Entre outras melhorias, será desenvolvido o actual Serviço de Ortopedia e Fisiatria, será criada uma Unidade para Cirurgia de Ambulatório e serão reconvertidas camas disponíveis em Unidades de Cuidados Continuados (CCI). Serão também desenvolvidas consultas externas de especialidade, com o apoio dos Hospitais mais próximos.
2. A Câmara Municipal de Peniche e o Ministério da Saúde, através da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, desenvolverão todos os esforços no sentido de ampliar e qualificar a rede de cuidados de saúde primários no Concelho, constituindo Unidades de Saúde Familiares (USF) que aproximem o cidadão do sistema de saúde e aliviem o Hospital da excessiva procura de cuidados primários, que hoje regista.
3. O Hospital será integrado no futuro Hospital do Oeste Norte, a constituir, sob a forma de Centro Hospitalar, o qual reunirá os estabelecimentos de Caldas da Rainha (hospital geral), Alcobaça e Peniche.
4. Até à abertura do novo Hospital do Oeste Norte, o Hospital de S. Pedro Gonçalves Telmo manterá o Serviço de Urgência Básica (SUB), integrando-se na respectiva rede.
O presente acordo será objecto de protocolo a celebrar brevemente, entre a Câmara Municipal de Peniche e o Ministério da Saúde.”
Lisboa, 22 de Janeiro de 2008
São boas notícias? Espero que sim.

Sem comentários: