quinta-feira, julho 10, 2008

“CONQUISTAR OS NOSSOS SONHOS DE INFÂNCIA”
Assim é o título da última aula que Randy Pusch proferiu na “Carnegie Mellon University” em Pittsburgh, na Pensilvânia aos 46 anos. O professor padecia de cancro no pâncreas e encontrava-se numa situação de aguardar pelo momento em que iria morrer.
Ao desenvolver a sua lição ele procurou transmitir aos seus alunos e aos seus filhos, que o mais importante de tudo é lutar por ser feliz. No que se faz. No que se vai construindo ao longo da vida. É desta sua última intervenção na escola que foi feito um livro, publicado pela Editorial Presença, com o Título “A ÚLTIMA AULA”
Eu recomendaria este livro a todos os professores. E muito particularmente aos que acham que estão desiludidos. Eu sinto-me mal quando vejo os educadores a viverem frustrados. Acima de tudo acho que vale a pena lutar por aquilo em que acreditamos. Ainda que aparentemente possam os resultados dessa luta não aparecer de imediato. Eu diria que cada professor que com a desculpa de que o poder os destrói, se deixam acabrunhar e definhar não merecem ser professores. A Escola é revolucionária por definição. E não se constrói sem gente capaz de levantar as bandeiras da revolução. Claro que vão existir decepados. Mas nessa situação já estão todos os curvam os ombros e se deixam dominar. Infelizmente a troco de se ser “professor titular” existe a tendência para estar disposto a deixar-se corromper. Mas depois não digam que se sentem mal. Cada um compra o seu próprio cemitério.

Sem comentários: