quarta-feira, julho 09, 2008

UMA MULHER DE TO….Não sei qual terá sido a gota de água, que terá feito entornar o caldo que a Ex-Ministra da Cultura veio a acumular. Mas lá que chegou ao seu limite, isso é verdade. A Srª Drª decidiu pôr a mão na anca e à moda da minha terra, largou cá para fora sem contemplações, o que lhe ia na alma.
É verdade que ao longo dos tempos me habituei a encarar com uma certa reverência o Luís Miguel Cintra. Como me habituei também a contestar os Ministros da Cultura. Só por o serem.
Se calhar nem uma posição nem outra serão totalmente correctas. Nem o Cintra será intocável, nem a Ministra terá só feito merda (entenda-se esta palavra no sentido vicentino.
Agora que me deliciei a ler o seu Manifesto anti-Dantas publicado no “Público” a 7 de Julho, lá isso deliciei-me. Há muito que não via nos nossos jornais uma polémica tão interessante, sem ser grosseira. Tão mordaz, sem ser verrinosa. É certo que autor e alvo da mensagem são duas pessoas da cultura com carisma e em que as suas carreiras falam por si. Mas quantas vezes o pedigree não dá para o chinelo e perdido o verniz fala mais alto o mau feitio de cada um.
Uma polémica entre dois intelectuais não carece que se tome partido por nenhum deles. É uma lufada de ar fresco na imensa apatia em que parece termos caído. Em que não se discutem ideias. Nem ideais. Nem princípios. Nem valores.
Por isso recomendo este capítulo e os que provavelmente se seguirão. A bem da nossa sanidade mental.

Sem comentários: