terça-feira, julho 01, 2008

FESTA DE Nª Srª DA BOA VIAGEM
60 ANOS
Tenho um particular carinho por estas festividades. Sinto vir ao de cima todo o meu espírito “saloio”. Toda a minha vida de criança foi marcada pela alegria que representava estes dias. Nunca nesta altura senti o apelo de fugir de Peniche que a certa altura veio a percorrer certo tipo de pretensiosismo e de novo-riquismo.
Em 60 anos a Festa tem tido altos e baixos singulares. Com um certo afastamento da religiosidade, a Festa ganhou um cariz mais laico. Com a diminuição do número de barcos perdeu-se o colorido da Festa de mar. Às dezenas de traineiras engalanadas sucederam-se uma escassa dezena ou pouco mais. Alguns santos já ficaram em terra por falta de transporte na procissão nocturna.
O arraial está ganhando contornos de feira mensal com carrinhos de choque e carrossel e perdendo as características que lhe deram origem. O local do terreiro tem sido controverso e a opção de o afastar do porto de pesca tem sido infeliz na minha perspectiva. Mais um erro de cálculo sem sentido.
Mas com estes trambolhões todos a Festa está aí por enquanto. Dando colorido a Peniche que receberá milhares de pessoas por esses dias. Que viva a Festa.

1 comentário:

MATS disse...

Boa noite José!

Vamos mas é à FESTA, quem não gostar que foque em casa!.....

Mário de Sousa