quarta-feira, julho 02, 2008

EM DEFESA DE PATRIMÓNIO EDIFICADO
Sinto-me muito pessoano quando falo da minha rua. Ela é a mais bela rua do mundo e aqui tudo o que acontece influencia todas as coisas boas e más que vão ocorrendo universalmente. A minha rua é pois e definitivamente a rua mais importante do mundo.
Na minha rua existe uma casa que é um símbolo do património edificado de Peniche. Existem mais algumas que também pertencem a este grupo. Mas cada vez é menos. A pouco e pouco o apetite voraz da construção civil vai deglutindo os restinhos das boas práticas neste campo e o que surgem são exemplos vampíricos do que se não deve fazer.Esta casa de que falo está agora à venda. Tem lá aparecido e desaparecido um cartaz de uma dessas empresas imobiliárias para as quais o que conta são as comissões de venda.
A casa de que vos falo foi pertença de um dos empresários de pesca de sucesso da 1ª metade do século XX: o senhor Manuel Salvador.A casa com um aspecto senhorial, com alguns respingos de Arte Nova, é um exemplo de Património Edificado a manter custe o que custar. O trabalho decorativo que enche a “torre” do prédio é um dos casos únicos decorativos do imobiliário de Peniche. O que vai acontecer e este imóvel e a este painel? Não sabemos. Mas a fazer fé no que tem acontecido em Peniche nos últimos 25 anos, não se augura nada de bom. Que os Deuses iluminem quem pode travar a destruição massiva do nosso património edificado.

Sem comentários: