segunda-feira, julho 14, 2008

PALAVRAS E PALAVRÕES
A necessidade de ser diferente, e em alguns casos de demonstrar um grau de conhecimentos que se está longe de possuir, leva a utilizar um conjunto de palavras que se tornam incompreensíveis para os simples mortais. Isto tudo tem a ver com o novo-riquismo latente com que certos políticos e pseudo-intelectuais se revestem para demonstrar a sua sapiência. Recordo-me com um sorriso nos lábios de um “ilustre” político da nossa praça que a certa altura me pediu uma lista de vinhos, para quando fosse a algum almoço, dar a um ar da sua graça propondo “alguns vinhos recomendáveis”.
Ao correr da pena saquei 4 palavras que de repente saltaram para os média com alguma frequência. Entre os dicionários da Porto Editora e a Wikipédia recolhi informação sobre a sua utilização. Ela aqui fica com votos de uma feliz utilização.
Placebos – Substâncias neutras (sem qualquer efeito farmacológico) por vezes prescrita para levar o doente a experimentar alívio dos sintomas pelo simples facto de acreditar nas propriedades terapêuticas do produto.
Sustentabilidade - É um conceito relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e actividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser: ecologicamente correcto; economicamente viável; socialmente justo; e culturalmente aceite. Colocando a questão em termos simples é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.
Sector emergente – Sectores económicos com desenvolvimento recente
Oximoro – Figura de retórica que consiste em associar palavras de sentido contraditório. Por exemplo: inocente culpa.

Sem comentários: