domingo, janeiro 31, 2010

31 JANEIRO DE 1891Aqui tem início aquilo que 19 anos depois iria ter êxito a 5 de Outubro de 1910: A implantação da República.
De forma grosseira mas elucidativa, diria que o 31 de Janeiro no Porto está para a República, como o 16 de Março está para o 25 de Abril.
A ingenuidade, a pressa, alguns apoios que depois faltaram, tolheram o êxito da Revolta do Porto, conduzindo-a a uma chacina e a um fracasso que sacrificou alguns bons filhos de Portugal.
As feridas do 31 de Janeiro iriam demorar a sarar. Mas a caducidade de um sistema monárquico obsoleto corria inexorável para o seu próprio fim. Com a celebração do 31 de Janeiro se iniciam as comemorações do 1º Centenário da Implantação da República em Portugal.Aqui na minha terra não me consta que faça parte sequer de qualquer Plano de Actividades de nenhuma escola esta comemoração. Os professores estão distraídos.
E não se diga que esta comemoração se trata de uma qualquer iniciativa cultural mais ou menos gasta pelo tempo. Tem a ver com questões de natureza cívica que conduzem (ou não) a uma plêiade de jovens mais formados, mais íntegros, mais críticos. Os sindicatos de professores (12 ao que consegui contar) conquistadas as suas glórias com o apoio dos políticos mentecaptos, acham que terão ganho o futuro imediato. Pura ilusão. Perderam o porvir de um País que teima em se recusar a si próprio.
Que a República nos perdoe a todos.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Em Peniche de vez em quando celebra-se nas televisoes ,radios e jornais a Republica das Bananas
Em Peniche as coisas velhas ja nao contam e a verdadeira Republica esta' tao gasta que os actuais tubaroes ja' nao comem desse peixe .
Com as mais Democraticas saudacoes sou o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o Hospital com todas as valencias que tinha e que foram para as Caldas da Rainha ,voltem para Peniche Ja',Salvem Peniche, Reparem a ETAR e Sereis Salvos