quinta-feira, janeiro 21, 2010

OS MÍDIA, AS NOTÍCIAS, AS DÚVIDAS
Ontem a notícia mais propalada pelas TVs era a de um grupo de jovens de 20/25 anos que reclamavam junto do local de detenção dos seus maridos, que teriam sido apanhados numa rusga no Bº da Bela Vista com alguns kilogramas de droga. Insurgiam-se contra as condições de salubridade dos locais de detenção.
Hoje a notícia do dia é uma cena de troca de “murros” entre um jogador de futebol e o Director Desportivo da equipa desse profissional.
Num caso e no outro achei as notícias extremamente pobres no seu conteúdo. As televisões que são useiras e vezeiras em escalpelizar os acontecimentos quando se trata de destruir figuras públicas, aqui ficam exclusivamente por noticiar os factos “tout court”. Correndo o risco de ser mal interpretado vou dizer o que me ocorre.
No 1º caso acho estranho que as televisões transmitam “as terríveis condições” em que se encontram os traficantes sem se referirem ao estado degradante a que o tráfico conduz milhares de pessoas neste país. Eu sei que todo o Homem merece ser respeitado. Mas não me incomoda ver traficantes presos em miseráveis condições se não temos a montante condições para tratar com dignidade as suas vítimas. Mas disto não se falou.
No 2º caso o que me parece estranho não é um jogador ter perdido a cabeça quando viu um colega maltratado por um erro que cometeu e que nem sequer comprometeu a empresa que lhe paga. O que me parece estranho é que uma das três maiores empresas desportivas deste país ter contratado um “arruaceiro” para seu Director Desportivo. De facto o senhor que agrediu um profissional de futebol que até joga na equipa das quinas e que já entrou na história do Sporting Clube de Portugal, é o mesmo senhor que agrediu há uns anos o Seleccionador Nacional e que há muito deveria ter sido banido do futebol português.
As notícias são umas. Pensar sobre elas já é outra coisa.

PS: Já agora para perceberem tudo melhor vejam isto
http://www.youtube.com/watch?v=P2dX61WvLDE

Sem comentários: