terça-feira, janeiro 12, 2010

HISTÓRIAS DE RUA
Um dia destes ao fim da tarde ia eu com a minha mulher no Largo Bispo de Mariana, junto ao Arcadas, quando ouvi um carro apitar e um chorrilho de asneiras. Olhei e o que vi deixou-me estarrecido. Uma rapariga nova, extraordinariamente bem vestida levava pela mão uma criança que teria uns 5/6 anos também vestida com roupas de marca. Caminhavam as duas a meio da rua para se dirigirem à Marechal Gomes Freire de Andrade. O local que os que conhecem Peniche bem o sabem, dispõe de passeios duplos e largos. Mas a senhora com a criança acharam por bem atalhar caminho pela parte exterior precisamente onde os carros circulam.
O automobilista apitou para alertar. A senhora respondeu com uns fdp e uns p--- que te p---- dignos do melhor carroceiro (sem com isto eu pretender ofender tão ilustre profissão).
Fiquei a saber várias coisas. Com a roupa que se compra em lojas de marca não são distribuídos livros de civismo. Que a roupa não faz o monge. Que não há desenvolvimento económico e social que substitua um mau começo se não houver vontade interior de melhorar.
Por último pensei naquela criança. Com uma mãe daquelas a educá-la, quando chegar à escola não vai haver condições de espécie nenhuma para lhe transmitir regras e princípios. Que os professores daquela criança se irão ver com um problema terrível nas mãos porque a solução já se perdeu. E fiquei a pensar no inêxito escolar da criança, nas provocações daquela mãe à escola, e nos que julgam ser fácil hoje a vida de professor.

2 comentários:

zeparafuso disse...

Em Peniche historias destas são normais. Culpa de quem? Peniche mudou pouco. Admiração porque?

Manuel Leonardo disse...

Nao concordo.
Peniche tem mudado muito
Na Educacao .
No comportamento Moral .
No trabalho
Na Justica que temos mesmo em Peniche .
No deixa andar .
No aproveitamento ilicito, em todos os sentidos de alguns .
No sentido da Honra que antigamente havia e que em bem poucos ainda Ha', Etc Etc ,Etc....
Culpa de quem ?
Os culpados estao ai !!
Nao os veem ? nao os querem ver ?
fazem parte deles ?
Peniche mudou mas muito para o Mal!!!
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o Hospital , Salvem Peniche ,Reparem a ETAR e Sereis Salvos