sexta-feira, fevereiro 05, 2010

HISTÓRIA DE PORTUGAL
Em Novembro de 2009, a Editora “Esfera dos Livros” publicou um livro com o título “História de Portugal”, que teve como coordenador o Professor Rui Ramos e como colaboradores Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Gonçalo Monteiro.
O livro não é barato. São 40€. Mas iniciar a sua leitura é entrar numa aventura apaixonante que rapidamente justifica os sacrifícios a serem feitos para os adquirir. Considerando mesmo o custo de umas sapatilhas, de umas calças de ganga de marca ou de uma T-shirt com etiqueta conhecida, o preço é mesmo uma agradável surpresa.Pensando também que em todos os lares existem de uma maneira geral ou estudantes ou pessoas que “curtem” umas calhandrices, acaba por sair mais barato que a “TV7” dias ou a “Caras”.
Extirpado este “Conversar” de brejeirices, penso ser recomendável que em todos os lares onde existam jovens do 2º Ciclo ao Secundário, a existência desta “História de Portugal”. E não se assustem com a espessura do livro. Lê-lo é mais leve que uma pena. E é um suporte indispensável para as disciplinas de Português, História e Formação Cívica.
Como prenda de anos, oferta para amigos ou familiares que estão na diáspora, ou mesmo como sinal de amizade para os que nos são mais caros, este livro representa um investimento na inteligência daqueles de quem gostamos.
Uma coisa vos garanto, nenhum professor, nenhum programa de TV, nenhum site da NET por melhor que seja é tão apaixonante como este livro. E assim se aprende Portugal e porque somos quem somos. Talvez isso nos torne melhores.
PS: Não me atrevo sequer a sugerir que as escolas o adquiram, porque acredito firmemente que os departamentos respectivos já o tenham feito e distribuídos por todas as escolas do concelho.

1 comentário:

El Torero disse...

Caro José Maria, procurando ao acaso sobre um livro que pretendo ler, 'O Drama de Jean Barois', este mistério que é o Google me jogou em teu blog. Com textos belíssimos, um humor fino, uma escrita por demais agradável e com o tempero adicional de um portugues deliciosamente diferente do meu.
Deixo, pois, meu abraço.
Luciano.
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.