quinta-feira, fevereiro 04, 2010

O LADO OCULTO DA MENTE
A propósito dos meus dizeres de ontem que me ficaram a martelar na cabeça, ao fim da tarde quando cheguei a casa decidi ouvir Fado. A música acompanha-me sempre que estou no meu espaço a que chamei escritório. Pois foi o Fado que procurei na biblioteca do iTunes.
Confesso-me um Amaliano dos quatro costados. Comigo acompanharam-me no meu deambular em Portugal e nas estranjas Handel, Tchaikovsky, Wagner, Amália, Zeca Afonso, Piaf, Brel e Joan Baez. Depois há todos os outros que levo comigo no ouvido. Nesse tempo não havia a facilidade da Internet. Eram as cassetes que de vez em quando se enrolavam e fazia um apelo aos meus amigos de cá para me enviarem o que já não tinha cura.
A certa altura senti que o Busto tinha acabado e quando tratava de escolher um outro CD, ouço o Alfredo Marceneiro a explicar um Fado que ia cantar. Deixei ficar. Sinto uma grande ternura pelo Ti Alfredo. E há medida que o ouvia mais pensava no que tinha escrito umas horas antes. Ele dizia que aquele Fado era para todos. Para quem ouvia e para quem cantava. Era para quem enfiasse o barrete. Não resisti a transcrever os versos que mais parecem saídos da pena do Aleixo.
Este fado é todo ele actual. E universal. Pode ouvir-se em Alfama ou em Peniche. Por isso aqui está a letra para que o possam usufruir.
CONSELHO
Letra – Carlos Conde
Música – Alfredo Marceneiro

Quando eles não valem nada
Não se ganha em discutir
Não é bom servir de escada
Para qualquer asno subir

Há gente que só diz mal
Para se impor, para ser notada
Quem discute menos vale
Quando eles não valem nada

E quem pouco valor tem
Só se vinga em deprimir
O desprezo chega bem
Não se ganha em discutir

Quem mal diz por ser ruim
Nunca vence a caminhada
A nulidades assim
Não é bom servir de escada

Quem vence de fronte erguida
Não se dispõe a servir
Como ponto de partida
Para qualquer asno subir.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Peco-lhe desculpa de lhe entar deste modo na sua casa desta maneira mas as causas dao a ocasiao d a estes reManifesto 2010

Estar contempladas nestes pogramas de investimentos nao quer dizer que se tornem realidade nestes 10 anos .
Vejemos a falta de honestidade intelectual e moral de quem promove e aceita bandeiras verdes ambientais quando Peniche e' a Cidade do Distrito de Leiria em que o ambiente esta' mais degradado,mais poluente e um perigo para a saude publica com descargas para rio e mar a ceu aberto.Quando as mentiras que nunca foram realidade nos diversos pogramas de energia do mar ,eolicas nas ilhas Berlengas e em Peniche nao teem passado de meras propagandas politicas de deixar dormir o " Boi " Quando a maioria dos programas idealisados neste ultimo reinado em Peniche 90% nao tiveram solucao nem esta' nada ha' vista na sua conclusao .
Quando possivelmente se vao gastar ? quase um milhao de euros nas praias para que alguns turistas capitalistas tenham mais condicoes para poderem admirar aquilo que ate' agora os iluminados de Peniche nao nos poderam roubar , AS NOSSAS BELEZAS NATURAIS
Enquanto os naturais e os residentes de Peniche nao teem vagar de ir para as nossas praias pois teem que trabalhar fora de portas e regressar no mesmo dia para ainda poderem movimentar o pouco comercio que por aqui ainda existe
Enquanto os pobres e os indigentes conseguem manter um nivel de vida superior em relacao a' populacao trabalhadora de Peniche .
Enquanto as autoridades deixam levar as valencias que fazem falta no Hospital de Peniche .
Enquanto houver e farsa do novo hospital o CHON que faz servico numa gaveta de secretaria algures nas Caldas da Rainha , pomposamente anunciadas no Jornal que activamente revela um Ze' Povinho que nao sabe ler mas que sofre agruras imensas para manter uma digindade que a pouco e pouco vai perdendo.
Enquanto o Governo Central nao for incomodado com as reclamacoes justas de que quem diz que tem o dever de olhar pelos direitos e garantias do Povo de Peniche deveria fazer para que algo de novo aconteca para melhorar a situacao catrastrosfica em que Peniche vive a situacao nao se inverte.
Mas e' aqui que o nosso governante local tem o seu trunfo :
Quanto menos fazer complicar o governo central com os complicados e graves problemas que o Povo esta envolvido melhor acolhimento tera para que a longo prazo tenha promessas que so' sao promessas de um advir que nunca chega , e o deixa andar continua com a cumplicidade de todos .
Aqui fica mais um desabafo do Homem que Fala So'
Com as melhores saudacoes Democraticas do
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
P. S.
Ha' um parque da etnia cigana na freguesia de Atouguia da Baleia situado num pinhal que penso eu e' de propriedade da nova empresa Idal enre a Horta Pronta e a retunda da antiga Porto de Lobos . Seria boa ideia como essa etnia nao querer em Peniche fazer a sua intregacao com a comunidade local juntar -se aos seus conterraneos
E' de fazer notar que sempre os acompamentos ciganos sempre foram autorizados desde ha' muitos anos possivelmente seculos nas areas dessa freguesia.
Mas tambem nao sera' de esquecer que nessa freguesia existia uma fabrica de guano desde muito decadas e quando foi construida nova fabrica essa freguesia correu com ela do seu territorio e assim foi fazer boa visinhanca aos hoteis situados a' entrada de Peniche !.medios !