quarta-feira, maio 26, 2010

NOME DE RUA
Fiquei surpreendido. E sinceramente não gostei. Hesitei muito em escrever este post e em publicá-lo. Não quero ferir susceptibilidades mas pela coerência com que desenvolvo este blog acho que devo dizer isto. Ganhei coragem ouvindo Amália e os “Amália Hoje”.
Enquanto escrevo vou ouvindo:

“Deste-me um nome de rua
Duma rua de Lisboa.
Muito mais nome de rua,
do que nome de pessoa…”

Os camaradas lembraram-se agora de atribuir o nome de um dos seus a uma rua de Peniche. Acham que se Dionísio Costa e Rute Gonçalves têm nome de rua também o seu representante deve ter. Mas já existe um nome com um deles. Recordo Ilídio de Abreu que tem nome de local que ainda é mais importante que rua, e que só pode atrapalhar os peixes. E têm também o “José da Costa” que é Largo.
De resto para recordar o papel dos pescadores no desenvolvimento de Peniche basta recordar os nomes que andam espalhados por tudo quanto é sítio. Os pescadores de Peniche estão representados pelo seu labor e pela sua actividade como ninguém.
Ir buscar o nome de um camarada que pode ter sido extremamente importante para a defesa do seu Partido e atribuir-lhe nome de rua é demais para quem vive em Peniche e vai morar naquela rua. Para além de que, o seu papel pode ter sido importante no seu sindicato e nas suas actividades partidárias, mas é duvidoso que seja assim tão importante como cidadão.
Ainda tenho atravessado na garganta um “Ponto de Ordem” por si apresentado à Mesa da Assembleia Municipal, que impediu a continuação da discussão sobre a construção no espaço da Papôa e que veio a dar origem aquele aldeamento turístico com que lá deparamos hoje.

“Com um pouco de amargura,
Com muito de Madragoa.
Com a ruga de quem procura,
E o riso de quem perdoa…”

Não gosto da ideia e acho que é uma apropriação indevida das ruas de Peniche com fins político-partidários. Recordo o que em 1974/1975 afastou as pessoas dos comunistas. Senhores autarcas de Peniche não abusem. Olhem que o tiro vos pode sair pela culatra.

2 comentários:

jorge saldanha disse...

Não sou nem nunca fui comunista. Comodista, algumas vezes. Sou a favor do nome Belmiro Alves, para uma rua qualquer desta cidade, que era penicheiro ou penichense, como queiras, deu muito de si em prol do sindicato dos pescadores, graças a ele os pescadores ganharam algumas condições de vida pós vida de trabalho. Raul Solnado, Amália Rodrigues, foram artistas, grandes artistas, mas fizeram o quê por Peniche? Da mesma forma que acho que Mariano Calado ou até Francisco Curto merecem ter nomes de ruas em Peniche. Um por aquilo que faz na cultura, o outro por aquilo que fez na musica. O Belmiro, tanto quanto fui informado, fez alguma coisa de util por esta terra, terra, quer queiramos quer não, de pescadores, que nos merecem toda a consideração. Tudo o que lhes poidermos dar.......não chegará para o que eles nos deram. Mas isto não passa, como sabes de uma opinião, a minha. Como sabes também não sou comunista nem pouco mais ou menos. Tive uma viv*encia comunista de alguns anos e não gostei. Alturas diferentes, é verdade, mas não deixou de ser uma experiência que não me deixou saudades nenhumas.
Um Abraço

Bento Gonçalves disse...

apropriação indevida é existir uma rua em Peniche com o nome de Sá Carneiro, um sinistro personagem que veio do regime fascista, numa terra onde existia uma prisão para presos politicos que se opunham aos Sá Carneiros, Salazares e Caetanos de então...penso eu de que!