segunda-feira, outubro 25, 2010

SER BOM…
Num cantinho dum jornal diário vinha a notícia insólita. Jane Austen dava erros ortográficos. Para os mais novos o nome não dirá nada. Para aqueles que como eu foram educados no culto da leitura, Jane Austen é a autora de dois dos mais sublimes romances que viram a luz do dia. “Orgulho e Preconceito” e “Emma”.
A sua leitura era fluente e elegante para além do virtuosismo que colocava nos enredos que desenvolvia. Pois ao que parece, a autora dava erros de ortografia e era auxiliada na revisão dos seus livros pelo seu editor.
Serve isto para dizer o quê? Que muitas são as formas de cumprir com a nossa ligação ao que nos separa das nossas amarras ao homem cavernoso.
Não será a ortografia que nos impedirá de escrever coisas brilhantes. Não será não saber ler e escrever que nos impedirá de sermos repentistas e sermos capazes de dizer versos que se tornarão símbolos de sabedoria popular. Não será por sermos surdos que poderemos escrever das mais belas partituras já ouvidas pelos amantes da música.
Só a falta de sensibilidade nos irá impedir de sair do estádio de macaco em que Darwin nos encontrou.

Sem comentários: