quinta-feira, outubro 13, 2011

PENICHE DE NOVO CAPITAL INTERNACIONAL DO SURF

Entre os próximos dias 15 e 24 de Outubro, desenrola-se aqui na península o evento maior do surf internacional. Aqueles nomes que só nas páginas das revistas são possíveis de ver, vão cruzar-se connosco e Peniche pelo menos uma vez por ano é a capital mundial de um dos desportos de maior projecção nos nossos dias.
Sinto-me bem com isso. Faz bem ao meu ego como natural de Peniche e português. Num tempo em que nada vale nada, por 10 dias as coisas valem pelo que de mais belo tem a capacidade humana. Poder desenvolver uma simbiose perfeita com a mais indominável das forças da natureza, o mar.
Um destes últimos dias em conversa com uma pessoa mais jovem que eu cerca de 20 anos, portanto um homem deste tempo, fiquei siderado quando ele me referiu esta actividade do surf em Peniche, como a demonstração do que de pior se pode fazer para o seu desenvolvimento.
Aceito de barato que haja pessoas que não gostem de surf. Aceito também que achem que é muito pouco o desenvolvimento de Peniche passar só pelas ondas. Considero normal que algumas pessoas se sintam incomodadas por Peniche durante 10 dias parecer um oásis de felicidade no país da miséria. Tudo isto eu compreendo e aceito. Mas que é lindo ver Peniche difundido nas quatro partidas do mundo é. Que é um sonho ver milhares e milhares de pessoas confluírem para aqui para poderem ao vivo participar num evento como este, é. Que existe um tempo em que a crise, e a troika, e o inferno em que converteram Portugal, dá lugar à festa que precisamos para carregar as baterias de que carecemos para poder enfrentar o futuro negro que se avizinha, é outro facto.
Mas ao longo dos Peniche nunca passou da cepa torta. O Turismo prevaleceu a soluços. A indústria da pesca quase desapareceu por completo. A indústria transformadora está reduzida a 2 ou 3 casos residuais não se sabendo por quanto tempo é possível mantê-las.
A mim parece-me que o surf em Peniche não presta (em certas opiniões) porque está a servir os interesses imediatos da Câmara comunista. É isso. Incomoda os intelectos pequeninos e serôdios desta terra que um evento desta natureza se concretize com um executivo comunista.
Eu também não gosto que um governo da porra me lixe o 13º mês e tenho de o engolir. Para além das outras maldades que estão a preparar. Chateia-me a visão estreita das coisas. Chateia-me que a minha terra não tenha um grupo de cidadãos dispostos a dar a cara pelo que ela pode representar no futuro. Seja no Turismo. Seja em actividades piscatórias rentáveis. Seja em áreas de comércio e serviços de qualidade. Onde eventos como estes terão lugar inevitavelmente.
Quantos aos comunistas da Câmara, não podem admirar-se de que só por ser eles a fazerem as coisas, haja quem as conteste. Não tem sido esse o comportamento dos comunistas nos últimos 35 anos em relação a todo e qualquer governo ou a toda e qualquer medida por eles tomada? Governo para a rua. Abaixo o Governo.
Têm que ter paciência e colher os frutos do que semearam.

1 comentário:

Manuel Leonardo disse...

Alguem ouve falar hoje na Ericeira?Perguntem ao nosso Presidente da Republica , ele sabe bem falar do Surf.
Demagogia : entre outras coisas....
Captar o favor popular .
Demagogia politica ,aqui, posta sempre em causa .
Depois sao sempre os outros os culpados.
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada