domingo, junho 09, 2013

A GREVE DOS PROFESSORES


Justa ou injusta? Correcta ou incorrecta?

Creio que se alguém pode falar (ou escrever sobre este assunto) de forma insuspeita, eu serei uma dessas pessoas. Tenho sido muito criticado por ao longo dos últimos anos ser crítico dos professores, na medida em que muitos deles utilizaram a legislação a seu bel-prazer levando a que as suas ausências das escolas (pelos mais diversos motivos) se tornassem uma autêntica escandaleira.
Mas também sou de opinião que os prevaricadores devem ser julgados pelos seus actos e os que cumprem com denodo não podem nem devem ser imolados.
Mas o que está a acontecer com as medidas impostas pelo Ministro das Finanças e o 1º Ministro, com o aval do Ministro da Educação (que se pode demitir para não ser conivente), atinge as raias do absurdo e do surreal.

Aí cumpre à classe dos Docentes (e às outras classes sociais e laborais) tomar as medidas mais adequadas para fazer doer ao Estado onde a este lhe dói mais.
Uma Greve é por definição uma forma de luta que procura dar agressividade (sem violência física) ao patronato sejam ele representativo da sociedade civil ou do Estado.
Os professores fazerem greve prejudica o regular funcionamento da escola, onde se incluem alunos e EEs, Estado e comunidade? Pois claro que prejudica e por isso a greve é a última das formas de luta (antes de chegar á luta armada, completamente fora de questão).
Mas quem é que prejudica os pais e encarregados de educação de forma violenta? Os professores fazendo greve ou este Governo ilegítimo (porque decreta leis contra a constituição do país) mandando quase um milhão de pessoas para o desemprego? Quem é que prejudica mais os alunos, os professores desenvolvendo a sua luta para defenderem os seus direitos ou este Governo insensível e perverso que conduz à fome milhares de crianças por todo o país?

E não me venham com histórias de que o fundo de desemprego e RSI e as cantinas sociais, e as ONGs apoiam e diminuem este flagelo. O lugar dos pais é no trabalho e o das crianças é a almoçarem ou a jantarem com dignidade em suas casas.

A conduta deste Governo é pérfida e demoníaca. E tem nomes. Que no futuro deverão ser julgados por atentarem contra a dignidade humana.

1 comentário:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Deixo um abraço, nesta visita que fiz ao teu blogue.
Saúde, velho companheiro de Escolas!

J Moedas Duarte