segunda-feira, março 21, 2016


CARTA ABERTA A FILIPE MATOS SALES

                                                 Meu caro Primo:



Começo por aqui. Não sei se sabes que ainda és meu primo. Eu e o teu avô sempre nos tratamos assim. E mesmo eu e o teu pai por vezes é esse o tratamento que nos damos. Somos primos de familiares comuns de Peniche de Cima. Que é de onde podem vir os melhores laços de consanguinidade.

Mas adiante.
Mandam as regras não editados dos Bloger’s que nunca se responderá aos comentários. Mas existe algo que escreveste e que não sendo propriamente material do assunto em análise (as autárquicas), desde logo pensei em utilizar hoje para material do “Conversar”.

Passo a citar-te:

Gostava de clarificar que não é meu hábito mencionar a minha fé católica no “currículo literário e cientifico” nem utilizo o meu serviço prestado na Igreja como referência da minha “experiência””

Isto é aquilo em que discordo de ti. Quando me referi à tua actividade como católico não pretendi com isso minimizar o teu perfil enquanto cidadão. Pelo contrário. Disse-o para que quem possa encarar-te como eventual candidato saiba quem tu és como pessoa.

Assim como penso que deveria para ti ser um motivo de orgulho que as pessoas quando te virem possam afirmar: “- Ali vai um Cristão”.

Ser Cristão na verdadeira acepção da palavra é motivo de orgulho para quem o é. Atesta pela sua dignidade, pela sua natureza de Homem de Bem. Pelo amor aos outros. Acredita que não é por mais ou menos procissão, por levar um pau na mão a segurar o pálio que te tornas merecedor do voto dos penichenses. É o homem que tu fores que motivará as pessoas a votarem em ti.

Um cristão não mente. Por isso quando fala um cristão podemos acreditar nele. Deverás ser um cristão na política e não um político na religião.

Meu caro primo não te envergonhes de ser católico. Envergonha-te de estar na política sempre que no teu coração sentires que estás a conduzir as pessoas para caminhos que sabes não poderes vir a cumprir. Vê como MRS conduziu a sua campanha. Pelo amor aos outros ou por se ter deixado enredar nas coisas da política?

Se fores um cristão (no caso católico) e que isso seja evidente para mim, acredita primo eu cá votarei em ti. Não no PSD. Em ti mesmo. Porque saberei que posso confiar em ti.    

Sem comentários: