quarta-feira, maio 25, 2016


O AZULEJO EM PENICHE

Possui o nosso Concelho um património riquíssimo em azulejaria, sendo que algum dele já o perdemos irremediavelmente pela destruição do tempo e outro por força de algumas incapacidades de o reter em locais a que pertenceram. Em relação a este último caso estou a recordar os painéis de azulejos alusivos a S. Francisco que estavam colocados no convento de S. Bernardino e que foram retirados e (re)colocados em Torres Vedras. A História da Azulejaria do Concelho de Peniche, nomeadamente a religiosa, estará toda por fazer. Embora existam referências meritórias na obra de Mariano Calado relativas ao imenso património que por aqui abunda, seria de esperar que alguém se dedicasse com saber e tempo a esse estudo.

Por descargo de consciência publico aqui algumas fotos de azulejos que uma passeio rápido na cidade proporcionam, a quem se der ao trabalho de olhar.
















 

2 comentários:

joaquim disse...

Deixo aqui esta referência:"As Obras Setecentistas da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda de Peniche e o seu Enquadramento na Arte Portuguesa da Primeira Metade do Século XVIII" - in Separata do Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, 3ª Série, nº 89, 1º Tomo de GONÇALVES, Flávio .

José Carlos Romão disse...

Outra obra prima da azulejaria em Peniche era a igreja do Convento do Bom Jesus (em frente ao Continente). Os seus azulejos encontram-se espalhados por vários sítios, nomeadamente o bapistério da Igreja de São Pedro, onde foram colocados todos trocados.