terça-feira, maio 24, 2016


O SANTUÁRIO DE Nª SRª DOS REMÉDIOS

Para recolher documentação para um post que tinha intenção de fazer aqui, fui hoje ao Largo do Santuário e à Igreja do mesmo nome.

Ao olhar para o estado de degradação a que chegaram os edifícios do antigo Colégio, não pude deixar de sentir uma enorme desolação. Já falta pouco para todo aquele conjunto entrar em estado irremediavelmente perdido. O que ali está a acontecer deveria envergonhar os seus proprietários.  Não tenho palavras que o descrevam.

Dir-me-ão que deveria haver intervenção de alguém ou alguma entidade ligada ao património. Talvez em última instância isso seja verdade. Mas se a Igreja não consegue cuidar do seu património, que o entregue a quem o possa preservar.

Afinal aquele espaço pode ser uma estância de turismo de 1ª qualidade.

Mas não fica por aqui a responsabilidade da Igreja e dos seus responsáveis. Entrando no Santuário o estado de degradação que alguns painéis de azulejos já atingiram é um pecado capital contra os responsáveis pela sua destruição.

Deixo-vos algumas fotos que o ilustram. Antes isso que eu continuar a escrever e dizer ainda alguma coisa de que me venha a arrepender.




   

1 comentário:

José Carlos Romão disse...

Segundo o Professor Mariano Calado, o principal responsável pela queda dos azulejos é a vibração provocada pelos carros a passar na Marginal Norte, a metros de distância.